VITÓRIA! ALUNOS DO PROJETO DARCY RIBEIRO DA UEMA CONCLUEM CURSO EM PEDREIRAS



Criado no ano de 2009 com o intuito de melhorar a educação básica do Maranhão e expandir o ensino superior e colaborar com o desenvolvimento social e econômico, a Universidade Estadual do Maranhão implantou o Programa Darcy Ribeiro no ano de 2009 em 20 Polos de Ensino Superior da espalhados por todo Estado. 

Em Pedreiras, o Projeto da UEMA, que se iniciou com muita luta (REVEJA AQUI) e (AQUI) e terminou com atrasos e muita luta, chega ao fim. Desta forma, este ano trás o sabor da vitória para os novos professores, dos cursos Biologia, Física, Matemática, Letras e História.

O sonho de Darcy Ribeiro com essa vitória vai se tornando real.  Darcy, que dar nome ao projeto, foi um dos intelectuais mais importantes do nosso país e forte defensor da escola pública, com certeza hoje estaria mais contente.

Sobre a Formatura: deixo abaixo as palavras do aluno Carlinhos do Curso de Química

Muitas foram as etapas, desde a escolha do curso, inscrição para o vestibular, e a alegria de ser aprovado. Mas começado, veio a felicidade de reencontrar velhos amigos e fazer novos, amizades essas que durarão por muito tempo, vieram os trabalhos, projetos, seminários, cópias e mais cópias, idas na secretaria, provas, as noites passando estudando, os estágios e o tão esperado TCC. Nessa nossa trajetória passaram por nós grandes professores que deixarão saudades, pelo seu exemplo e devoção ao ensino. 

Foram tantos os problemas enfrentados no dia-a-dia, e sempre nessas horas, precisamos contar com pessoas importantes, dando força e apoiando com palavras e gestos. E graças a Deus que nos sustentou até aqui, que tivemos essas pessoas e também apoio incondicional das nossas famílias. 

Diante das situações que ocorreram na vida acadêmica, você descobre por si só, que com todos os problemas é gratificante e com isso afirmamos que valeu a pena todo o sacrifício, e não acaba por aqui, a luta apenas começou, agora vem as especializações, mestrado e doutorado, mas temos a certeza de que todos somos mais que vencedores por termos persistido até o fim pela graça do nosso Deus.

O país tem carência de professores formados em química e matemática, a Universidade Estadual do Maranhão nos possibilitou fazer esses cursos pelo Programa Darcy Ribeiro.

O curso de Química contempla saberes diversificados no campo da Química, com todos os seus fundamentos possibilitando aos profissionais as condições para executarem plenamente sua cidadania e a profissão de educador.

O curso de Ciências com Habilitação em Matemática se propõe a formar Educadores Matemáticos para atuarem no 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a fim de que sejam formados profissionais da área da educação com pleno domínio dos objetos matemáticos.


PARABÉNS A TODOS! A LUTA CONTINUA!!!

2 comentários:

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.