CAMPANHA LIRAA MOSTRA DADOS DE INFESTAÇÃO DO AEDYS AEGYPTI EM PEDREIRAS.


Do dia 13 a 17 de março foi realizado em Pedreiras o LIRAa, que significa Levantamento de Índice Rápido do aedys aegypti. As equipes de vigilância do município, supervisionadas pelos técnicos do estado estiveram visitando os domicílios fazendo levantamentos e tratamento das águas que possam ser abrigo das larvas do mosquito. O Liraa permitiu diagnóstico rápido da situação das localidades para direcionamento das ações de controle do vetor e realização de ações de educação em saúde.

Segundo dados fornecidos pelo Supervisor de Endemias e Controle de Doenças do município, João Andreza, abaixo de 1% de infestação é considerado área livre de risco; de 1% a 3,8% é considerado médio risco e acima deste número é considerado grande risco. 

Após a campanha os dados coletados pelos técnicos do estado e equipes de vigilância são que Pedreiras possui 4,5% de infestação das larvas do aedys aegypti, mosquito da dengue como é popularmente conhecido, ou seja, está a cima da área de risco. 

Na manhã desta quinta-feira (23) as esquipes já começaram os trabalhos de intensificação para combater o mosquito. Serão realizadas em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias atividades de educação em saúde nas escolas e casas da cidade, começando pelos bairros mais afetados. 

Todas a medidas de combate ao mosquito já estão sendo tomadas para a reprodução da larva seja controlada. Mas vale lembrar, caso tenha sintomas como febre alta, dor de cabeça e no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele, mal estar, cansaço extremo e dor no corpo, procure a unidade de saúde mais próxima.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.