PEDREIRAS | MAIS DE 60 PESSOAS PROCURAM HOSPITAL COM SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

Enfermarias estão lotadas, mais de 25 estão internadas até o momento. 15 adultos também ficaram internadas. Alguns ficaram em observação e estão sendo liberados.

O Hospital Geral de Pedreiras recebeu mais de 60 pessoas com vômito, diarreia, dor de cabeça, náuseas ou dores abdominais. que pode ter sido provocado por um bolo contaminado.  Desde a manhã desta quarta-feira, pouco mais de 60 pessoas deram entrada no hospital municipal da cidade após suspeita de consumirem alimentos contaminados em uma festa de formatura do ABC do Jardim de Infância Branca de Neve.

Enf. Joseane Oliveira - Posto de Enfermagem
A enfermeira plantonista do Hospital Geral, Joseane Oliveira, conta que os primeiros 04 casos apareceram ainda na madrugada; mas foi à tarde que o número de crianças e adultos aumentou. As vítimas, dentre elas, 25 crianças e uma gestante, procuraram atendimento com um quadro diversificado de diarreia, vomito intenso, desidratação e febre, entre 39 e 40 graus. A maioria das pessoas relataram que comeram de um bolo com cobertura de glacê ou pasta americana. Uns consumiram o alimento no local da festa ou levaram para casa, fato que ocasionou a infecção de pessoas que não participaram do evento.

Os atendimentos mobilizaram toda as equipes do Hospital Geral: atendimento de urgência/emergência, pediatria e obstetrícia. Não tivemos informações se os trabalhos de investigação da Vigilância em Saúde foram iniciados; contudo, os dados de monitorização de diarreias agudas estão sendo coletados.

Muito preocupados, a Diretora e alguns professores do Jardim de Infância Branca de Neve, compareceram ao hospital e deram todo apoio às crianças internadas e familiares. 

Até o momento ninguém sofre risco de morrer, porém, ainda chegavam mais pessoas contaminadas até o inicio da noite. O número de vítimas pode aumentar, pois mais pessoas comeram do bolo suspeito de estar contaminado. Segundo uma das mães presentes na festa, mais de 100 indivíduos podem ter ingerido o alimento contaminado.

Não é muito comum casos de infecção com tantas pessoas em um mesmo local, com esta gravidade. Mas, as intoxicações alimentares acontecem frequentemente no dia-a-dia. Podemos facilmente ingerir alimentos que contêm organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Eles são encontrados principalmente na carne crua, frango, peixe e ovos, mas podem se espalhar para qualquer tipo de alimento. A intoxicação alimentar pode acontecer com alimentos que são deixados ao ar livre ou que ficaram armazenados por muito tempo. Às vezes, a intoxicação alimentar acontece quando você não lava as mãos antes de tocar na comida.

Na maioria das vezes, a intoxicação alimentar é suave e desaparece após alguns dias. Tudo o que você pode fazer é esperar seu corpo para se livrar do germe que está causando a doença. Mas alguns tipos de intoxicação alimentar podem ser mais sérios – nesses casos, você precisa ver um médico. As bactérias são mais comumente associadas a esse tipo de doença: Salmonella e Escherichia coli, são mais comumente associadas a essas patologias.

6 comentários:

  1. Vcs tem provas que foi o bolo que causou essa infecção, pois havia vários alimentos oferecidos no local da festa. Antes falaram que o bolo esta contaminado teriam que fazer um laudo e não por si só desserem que foi tal bolo...

    ResponderExcluir
  2. minha prima trouxe vários salgados e um bolo dessa festa, algumas pessoas comeram, mas só os que comeram do bolo passaram mal e tiveram que ir ao hospital.

    ResponderExcluir
  3. Já nos meus grupos de whatsap as pessoas relatam que foi após comer os salgados, já que não comeram do bolo

    ResponderExcluir
  4. eu comi bastante salgados de varios tipos e estou bem e NAO comi bolo

    ResponderExcluir
  5. E quem fez o tal bolo?

    ResponderExcluir
  6. foi os piratas que fabricaram, aff é cada pergunta, o povo besta...

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.