“UM OLHAR PEDREIRENSE”


Aconteceu hoje pela manhã nessa sexta-feira (15) o lançamento da Coletânea de Poesia dos Estudantes da Rede Municipal de Pedreiras - 2014, no auditório do CAIC, com início às 10h30.

Presentes ao local todos os 94 alunos que participaram da coletânea, a secretária de educação Sy's Day Raposo Magalh~es, coordenadora Dalva Queiroz, Professor Edilson Oliveira, Poeta Edivaldo Santos e Poeta Expedito Costa, que falaram sobre a bela inicitaiva do Prefeito Totonho Chicote em publicar obras literárias de poetas que estão surgindo no município.

Confesso que muito nos honrou o convite para participar do júri do concurso de poesia, cujo título “Um Olhar Pedreirense”, que teve a participação dos alunos da rede pública municipal; da mesma forma, que agora nos enche de orgulho e méritos a escolha para prefaciar este trabalho. Mas também nos compromete, na medida em que somos colocados numa posição não só de julgar, também de exaltar os frutos colhidos nessa imensa seara poética que é a nossa cidade de Pedreiras, situada nesses rincões do Estado do Maranhão, terra do maranhense do século João do Vale, e do poeta maior Corrêa de Araújo, Kleber Lago, Expedito Costa, Filemon Krause e de muitos que partiram e de uma gama que vive a eterna Princesa do Mearim. 

Aleluias! Demos graças e louvor ao Criador do Universo, pois aqui, a poesia segue firme e já é uma das mais autênticas manifestações artísticas e culturais da cidade, graças ao grande número de poetas e escritores que existem nesse torrão banhado pelas santas águas do rio Mearim, e, sobretudo, de novos nomes que surgem e vão mantendo a cidade como a terra da poesia.

“UM OLHAR PEDREIRENSE” é um projeto da Prefeitura Municipal de Pedreiras, na administração Totonho Chicote, através da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da gestora Sy’s Day Raposo Magalhães, tendo como coordenadora do mesmo, a Educadora Dalva Queiroz e uma equipe de profissionais, que durante as comemorações dos 94 anos de emancipação política do município, teve como participantes os alunos da rede pública municipal, os quais foram envolvidos nessa ideia inovadora, com o objetivo de produzirem poemas onde a temática seria o respectivo título acima.

Com essa atitude inovadora, a Secretaria de Educação de Pedreiras está de parabéns e dá um passo muito significante para o resgate da cultura através da poesia.

  Fotos: Vilson Vianna/DECOM
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.