LAGO DA PEDRA APLAUDE O TENENTE OLIVEIRA



Com o desejo de se aproximar mais do cidadão, a Polícia Militar de Lago da Pedra - MA através do seu comandante, tenente Oliveira, tem trabalhado incansavelmente o policiamento comunitário, que é uma filosofia e, ao mesmo tempo, uma estratégia institucional. Como filosofia, permeia todos os níveis da PM e é absorvida por todos os policiais militares, que aprendem e aplicam conceitos primários de solidariedade e respeito às individualidades no cotidiano do trabalho com a população. Enquanto estratégia, direciona esforços, medidas e programas institucionais no sentido de criar continuamente condições de aproximação com a população.

A diretriz do policiamento comunitário compreende o estreitamento dos laços entre a PM e a população. O trabalho é baseado no conceito de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver os problemas, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida.

A Polícia Militar de Lago da Pedra vem fazendo desde 2013 um trabalho de policia comunitária muito forte na região com intuito de integrar a PM com a comunidade pois segundo o comandante do 5ºPEL de Lago da Pedra, 1ºtenente QOPM Oliveira, a falta de confiança na PM e o medo da população em fazer denúncias são os fatores que mais contribuíram para a cidade ser estigmatizada como uma cidade violenta ( cidade sem lei). Neste último dia 02/06/2014 (domingo), um grande mutirão com mais de 30 pessoas aderiu a mais um projeto da PM e foi para a rua para firmar o pacto que foi feito com a PM através do inovador o projeto “minha rua é 10”. 

Após várias reuniões com vários líderes comunitários da cidade a PM escolheu uma rua em um bairro e implantou o projeto (rua foi demarcada na calçada pintada com a cor branca). 

O projeto funciona assim: os moradores fiscalizam a rua, cada um se compromete a manter a frente de sua casa limpa, recolhem lixos, podam árvores e denunciam alterações e em troca a Polícia Militar coloca um policial militar para ser padrinho daquela rua, o Policial padrinho da rua fará reuniões periódicas com a comunidade e aquela rua receberá uma atenção especial pela polícia (o entre linhas do projeto é fazer com que outras comunidades queiram firmar o mesmo pacto com a Polícia para a PM ganhar ainda mais confiança da população) os moradores compartilham informações, trocam idéias e fazem sugestões em uma urna que foi colocada na comunidade.

A polícia também dá dicas de segurança e mostra que o projeto pode ser bem sucedido se houver participação de todos. O certo é que a comunidade participa e cada um faz a sua parte melhorando assim a Segurança da comunidade. A polícia vem ganhando cada vez mais prestígio na região dos Lagos (Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues e Lago do Junco). A comunidade unida garante: MINHA RUA É 10!

Tais ações da PM são elogiadas na cidade por toda classe política, comunidade, Ministério Público e Judiciário. 

IMAGENS DO MUTIRÃO DO DOMINGO DIA 02/06/2014 ONDE A COMUNIDADE FOI PARA RUA PARA FAZER O PACTO COM A PM! DEIXAR A RUA LIMPA!

Tenente Oliveira Comandante de Lago da Pedra
 desenvolve o Projeto Minha Rua é 10






Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.