COLUNA DIOGO NASCIMENTO: Estudantes de Pedreiras planejaram manifestação de apoio a Professor


Em um país onde tudo é valorizado, menos a educação, é de se preocupar quando professores interessados, esforçados com a mudança dos valores arcaicos fixados em nossa sociedade e ativos diante da inércia dominante do cenário atual são cada vez mais desmotivados, desvalorizados e tratados de forma inadequada.

A educação é o passo mais importante para a construção de um mundo melhor, e é claro que para atingirmos um nível global de excelência, precisamos construir uma educação de qualidade em cada município, em cada Estado e assim por diante. É evidente que a construção desta educação da forma como todos desejamos leva em consideração inúmeros fatores e o principal deles é a valorização do Professor, ferramenta guia para o molde de nossos alunos e estudantes, figura modelo para que outros alunos possam também querer trilhar o caminho da carreira acadêmica. 

O professor é peça fundamental na construção de um mundo melhor. Um bom professor é capaz de despertar em cada aluno, do mais tímido ao mais desligado, um querer incalculável, uma vontade de vencer e de crescer na vida. Sem professor não há educação de qualidade, não há saúde de qualidade, não há nada de qualidade. É o professor o responsável pela formação de todos os outros profissionais, inclusive das novas gerações de professores.

Lecionar com amor é algo cada dia mais raro hoje. Mas ainda há inúmeros professores que se dedicam com fervor ao seu ofício, e aqui em Pedreiras tenho tido relato de muitos deles, o que representa um bom indicador para a educação local. No entanto, algo me chamou atenção esses dias, fui informado de que alunos do colégio Ernildo de Oliveira Gomes tinham preparado uma manifestação a ser realizada em frente a Secretaria Municipal de Educação de Pedreiras, assim como um abaixo-assinado a ser entregue a senhora Secretária com o pedido para que o Professor de Ciências e Matemática daquela instiutição, que é natuaral do Piauí, permaneça nos quadros da escola. (A manifestação não aconteceu. Segundo informações, os alunos foram orientados a não tomarem tal atitude).

Entrei em contato com o professor e ele me relatou que foi informado pela secretaria de educação que seria removido para outra escola, por motivos ainda não detalhados, mas que sugerem ser de cunho pessoal da administração da escola, pois a remoção não foi debatida no Conselho Escolar, nem teve aval do mesmo. Questionei se a mudança de escola teria sido pedido dele e ele disse que não, que está na escola desde que tomou posse em março de 2013, logo após aprovação em concurso público e que gostaria de permanecer trabalhando ao lado dos alunos da escola, com os quais desenvolveu inúmeros projetos e atividades. Vale lembrar que foi o professor em questão o responsável por desenvolver no Colégio Ernildo de Oliveira Gomes o “Projeto Com Vidas Meio Ambiente” junto com os alunos, sendo o projeto escolhido para representar a cidade de Pedreiras na etapa estadual e posteriormente escolhido entre os vários projetos do nosso estado para representar o Maranhão na etapa nacional em Brasília. O Professor também foi o idealizador da viagem dos estudantes da respectiva escola para visitar e participar da Exposição “Humam Bodies”, uma exposição internacional sobre o corpo humano, que aconteceu em São Luís.

Por todos os serviços prestados ao Colégio Ernildo de Oliveira Gomes, pelo excelente trabalho realizado juntos aos estudantes e pela reação dos estudantes ao se mobilizarem para uma manifestação pedindo a Secretaria Municipal de Educação que não mude o professor de escola, eu pergunto: Será mesmo que é o professor que precisa ser removido? Se tiver alguém que deve ser mudado de escola, acredito eu, assim como é opinião dos alunos da escola que estão aprendendo com o professor, que o problema da escola não é ele e isso precisa ser levado em consideração. 

Se há algo de errado, a competente Secretária Sys Days precisa pensar duas vezes antes de efetivar a mudança, pois certamente o errado não é o respectivo professor, se fosse, os alunos não estariam nem aí com a mudança dele e nem teriam feito uma festa de despedida regada a lágrimas, além das inúmeras manifestações de insatisfação dos pais dos estudantes diante da medida tomada. Secretária, converse com os alunos, eles merecem ser ouvidos, eles serão o futuro de nossa Princesa do Mearim. Faça a mudança que tiver que fazer, mas sem tirar dos corações e olhos desses estudantes a esperança injetada no coração de cada um deles pelo nobre professor. Fica aqui o meu apelo e minha manifestação de apoio a este bravo professor. Educação tem que ser levada a sério. Um bom professor vale mais do que se possa imaginar!

Diogo Nascimento
Farmacêutico-Bioquímico
Membro da Academia Lagopedrense de Letras e Artes
Membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão

7 comentários:

  1. Certamente tem alguém incomodado com as atividades desse professor. Qualquer iniciativa em favor da educação é valida, ainda mais em um Estado como o nosso que amarga as piores colocações no ranking do Brasil. Que se ouça os estudantes, afinal os mais prejudicados serão eles.

    ResponderExcluir
  2. Transferência de professor assim sem motivo?? kkkkkkkkkkkk Pisou no calo de alguém hein professor.

    ResponderExcluir
  3. Educação no Brasil nunca foi levada a serio, no MA pior ainda. Quando encontramos um professor que desempenha um bom trabalho, sempre aparece alguém que joga um balde de água fria nele. A história desse professor deve ser contada à Fundação Victor Civita com certeza ele será reconhecido por eles...

    ResponderExcluir
  4. Observando os comentários percebi pela linha d raciocínio q devem ser da mesma pessoa " O PRÓPRIO PROFESSOR", isso é claro e evidente. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou aluna, e sei o que se passa na escola , se estamos atrás de fazer manifestação é por que sabemos da qualidade do professor .

      Excluir
  5. A história desse professor deve se contada à Fundação Victor Civita...kkkkkkkkkkkk BOA A PIADA

    ResponderExcluir
  6. Eu como aluna desta escola achei ridículo o que fizeram, mas professor o Senhor voltará daqui a 2 anos , e eles que lá estão de carona , mamando neste mandato , uma vergonha . Diretora tira professor no meio do ano letivo , por motivos pessoais e nem se quer pensa como esta prejudicando os alunos , porque como professor e profissional não temos do que reclamar , acho que nunca tivemos um professor tão bom como este, e agora querem tira-lo, isso deveria até aparece no fantástico , um descaso com a educação .



    Antes de decidir , criticar, ou ficar fazendo piadinha . PROCURE SABER A OPINIÃO DOS ALUNOS , porque somos nos que sabemos a qualidade dos professores , afinal de conta somos nos que estamos nas salas de aula , e não os diretores .

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.