PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO NO MARANHÃO CHEGA AO POLO COCAIS.


Aconteceu na cidade de Caxias-MA nessa sexta-feira, dia 16, das 8 às 18h, na Câmara Municipal, o encontro regional de turismo do Polo Cocais, que contou com a presença da cidade de Pedreiras através da Diretora de Turismo e Patrimônio, a senhorita Michele Cantanhêde, acompanhada do Presidente da FUP, Augusto Cajueiro e demais pessoas representando segmentos do Turismo e da Cultura na cidade de Pedreiras.

Ainda dentro da temática, passamos agora ver algumas imagens do encontro de turismo em Caxias, MA e também vamos ler um texto de Michele Cantanhênde, diretora do Departamento de Turismo de Pedreiras.

A importância da Cultura Regional para o turismo.

A cultura é uma expressão da construção humana. A cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural.

Um dos grandes impactos causado pela falta de planejamento turístico na localidade receptora com relação à cultura é o processo de ACULTURAÇÃO, onde a população não preserva e abandona sua cultura e assimila outras, o que se constitui uma perda irreparável para a história daquela comunidade.

Quando se pensa nos atrativos locais, a fim de fomentar o turismo do mesmo, aspectos culturais como linguajar, festas folclóricas e religiosas, gastronomia, patrimônio histórico, saberes e fazeres, lendas e mitos, deverão ser preservados e mantidos no tempo e no espaço, a fim de que não se peca a história de um povo, embora saibamos que a cultura possui certo grau de dinamismo e acompanha processos evolutivos, precisamos manter a nossa essência para que não percamos nossa identidade."

Encontro em Caxias






Encontro em Pedreiras que aconteceu segunda-feira, 12/05, visita técnica de agentes de turismo do Programa de Regionalização do Turismo no MA.









Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.