PEDREIRAS/TRIZIDELA DO VALE: DE ACORDO COM A "ANA" NÍVEL DO MEARIM ESTÁ DENTRO DO NORMAL


Dados Hidrológicos em Tempo Real

A Agência Nacional de Águas realiza o monitoramento hidrometeorológico em Tempo Real com cerca de 1.075 estações fluviométricas e 981 pluviométricas distribuídas nas 12 Regiões Hidrográficas Brasileiras. A Rede Hidrometeorológica possui cerca de 283 estações telemétricas visando à obtenção de dados hidrológicos em tempo real.

Instrumento debaixo da ponte Francisco Sá
Os Dados Hidrológicos em Tempo Real são coletados por um sistema denominado Telemetria nas estações automáticas, com a utilização de Plataformas de Coletas de Dados - PCDs na qual suas transmissões são efetuadas pelos satélites brasileiros (SCD e CBERS), utilizando-se da estrutura do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em Cuiabá e em Cachoeira Paulista.

As variáveis hidrológicas são obtidas por uma diversidade de sensores automáticos e armazenadas “in loco” nas PCDs. Os dados são transmitidos remotamente pelos satélites que permitem a obtenção de um número maior de informações por dia aumentando a confiabilidade e permitindo avaliação quase “instantânea” da disponibilidade hídrica. Esse sistema melhora a avaliação do potencial energético e permite a realização de balanço hídrico em tempo “quase real”, o que melhora o controle dos recursos hídricos, disponibiliza dados mais atualizados para a sociedade e propicia uma ampla conceituação do uso racional e múltiplo dos recursos hídricos.

Pedreiras desde o ano passado está sendo monitorada nesse sistema. A estação Pedreiras II faz parte dos Projetos especiais, do Trecho da bacia Norte/Nordeste do Atlântico, e sub-bacia Rio Mearim/Itapecuru e outros, gerando informações de chuvas, nível das águas e vazão.

Segundo registros de monitoramento da ANA (Agência Nacional de Águas), o nível das águas do Rio Mearim, hoje, está com 579 cm, um centímetro a menos em relação a ontem. Porém, este não foi o nível mais alto registrado pelos equipamentos instalados na ponte Francisco Sá. Entre os dias 16 e 18 de março, o nível das águas do Mearim esteve próximo de 600 cm.




Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.