PEDREIRENSE DE CORAÇÃO: TENENTE OLIVEIRA REVOLUCIONA A POLÍCIA MILITAR EM LAGO DA PEDRA


O blog Ebnilson Carvalho esteve na semana Santa visitando algumas cidades do interior do Estado do Maranhão.

Passamos por Lago da Pedra e Paulo Ramos e por lá conversamos, ouvimos e procuramos conhecer a realidade dos policiais militares de cada um desses municípios.

Vamos começar nossa jornada pela Cidade de Lago da Pedra, conhecida também como Lago da “Bala”.

Lago da Pedra, localizada a 317km de São Luís, sua população era de mais de 50.000 mil habitantes. Junto com Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande e Poção de Pedras, faz parte da Região dos Lagos Maranhenses, mundialmente conhecida pela exploração sustentável do babaçu.

A cidade de Lago da Pedra é estigmatizada como uma cidade violenta, conhecida como “Lago da Bala”, como um reduto de pistolagem. Uma cidade de várias entradas e saídas (cidades de : Lago do Junco, Lagoa Grande, Paulo Ramos e Bacabal) o que facilita a ação criminosa. A Polícia Militar de Lago da Pedra faz parte da 10ªCI de Pedreiras e conta com um efetivo total de aproximadamente 22homes que concorrem a escala de 24/48 e que no comando do Maj Honório foi criada a equipe da força tática.

Por lá conhecemos o Tenente Oliveira, comandante do 5ª Pelotão que está subordinada a 10ª Companhia Independente (CI) de Pedreiras.

O oficial tem desenvolvido um exímio trabalho na região, além de Lago da Pedra ele comanda outros municípios circunvizinhos, onde faz visitas constantes pessoalmente para verificar as demandas de cada localidade.

O tenente é um militar jovem de alma revolucionária, ele chegou na cidade no ano de 2013 sob o comando ainda do Major Honório que fez uma excelente escolha e acertou em cheio quando colocou o oficial para comandar a região.

O oficial tem vivido seus dias de celebridade na região, com uma aproximação cada vez mais calorosa da comunidade. A PM de Lago da Pedra, tem quebrado os velhos paradigmas e feito um verdadeiro policiamento comunitário nas cidades sob sua jurisdição.

O trabalho do revolucionário tenente Oliveira tem sido destaque no meio político, comercial e da própria população que tem enxergado a PM com bons olhos.

Os militares tem demonstrado que o oficial é um ótimo comandante, por que tem trazido um exemplar comportamento de comandante, urbanidade e sobre tudo respeito para com seus subordinados. Ele vem provando que ser comandante é está junto com.

Concurso de Redação

O blog apurou que nos dias de segunda-feira no 5º Pelotão, está aberto a comunidade para visitação da população. O intuito é fazer com que a comunidade local tenha um dedinho de prosa com o seu comandante, isso tem levado uma peregrinação da população lagopedrense, filas e filas para falar com o oficial. Isso tem caracterizado seu trabalho baseado na confiança, credibilidade e respeito para com a população em geral.

Um dos grandes trabalhos do tenente Oliveira está no Policiamento Comunitário, ele tem desenvolvido o verdadeiro sentido de policiamento comunitário. Palestras são desenvolvidas nos pequenos povoados no qual dezenas de pessoas tem assistidos, a PM tem chegado nos locais mais longínquos e conversado com a população local. Isso tem tido um reflexo muito grande nos índices de criminalidade.

Essa aproximação com a comunidade tem desarticulado quadrilhas de criminosos, colocados muitos bandidos atrás das grades e olha que o efetivo é pequeno como nos demais locais do Estado, todavia os policiais militares comandado pelo Tenente Oliveira, tem combatido o crime ainda que as condições não sejam aquelas desejadas.

Na terça-feira (22/04), o oficial fez a entrega de premiações de alunos de escolas pública de um concurso de redação com o tema: Policia militar de mãos dadas com a comunidade. Foram escolhidos 5 alunos com as melhores redações. Vejamos alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo comandante.

Buscou-se oferecer um serviço de qualidade para a sociedade Lagopedrense, ocorrendo uma melhoria significativa na as comunidades com o objetivo de resgatar prestígio e confiança da sociedade através de: Distribuição de Sopão em Escolas, I jogos de integração das Comunidades, Palestras em Escolas, caminhadas nas ruas distribuindo cartões com telefones das viaturas, palestras comunitárias em diversos povoados, Distribuição estratégica (hoje no Banco do Brasil e Bradesco) de urnas para o cidadão fazer denúncias. Além de uso do WHATSPP para o cidadão fazer denúncias online. O telefone 190 passou de 5 chamadas dia para 50 chamadas dia. ‘TENHO VENCIDO A GUERRA SEM DESEMBAINHAR A ESPADA, MINHA ARMA É INFORMAÇÃO. E PARA ISSO TEMOS QUE TER CREDIBILIDADE COM A POPULAÇÃO, E É ESSA A FILOSOFIA DA POLICIA COMUNITÁRIA” Falou o Tenente Oliveira.

Palestras Educativas

Durante o ano de 2013 foram executadas várias operações policiais militares de prevenção e até mesmo de repressão, visando assim garantir a paz, a tranquilidade e o sossego público da sociedade.

No ano de 2013, 4 ( quatro) grandes quadrilhas foram desarticuladas em nosso comando. Inclusive, de repercussão nacional. A PM recebeu da Associação Comercial do Município e da Câmara Municipal Moções de Aplauso por ter restaurado a paz na área comercial do Município. Além de reconhecimento por parte da população devido a implantação da Polícia comunitária.

Redução 30% assaltos em relação 2012 ( atualmente esta há 6 meses sem assalto na área comercial desde novembro de 2013)

A qualidade de vida das pessoas que residem ou transitam por toda região, embasado na filosofia da Polícia Comunitária, buscando para tanto o ideal do bem estar comum e social. A Polícia Comunitária faz parte hoje do planejamento estratégico da Polícia Militar e é considerado um modelo de Gestão vencedor. 

A PM hoje em Lago da Pedra tem com suporte para a população o uso da tecnologia da rede de whatsapp, que tem feito com que a polícia tenha uma maior agilidade. Quando a população encontra na PM esta confiança tendência é o crime ter seus dias curtos.

Uma outra criação do tenente revolucionário é a invenção da Urna Comunitária. O objetivo é fazer com que a população mande seu recado para polícia, denuncias, sugestões, elogios, críticas etc. O certo é que todos os recados são lidos e tem tido um efeito muito grande. A urna é deslocada para alguma localidade e após alguns dias a PM recolhe. Os resultados e os efeitos tem sido satisfatórios.

O Blog perguntou para o oficial o por que de tamanha dedicação, empenho e trabalho na cidade? Ele respondeu o seguinte:

Tenho compreendido que os novos modelos de polícia no Brasil têm que ser voltados para o Policiamento Comunitário, por que somente através dessa modalidade de policiamento a PM poderá chegar em locais inimagináveis, pois a comunidade romperá com os velhos grilhões do passado. Essa aproximação com a sociedade faz-se necessário para própria existência da PM. Meu trabalho em conjunto com minha equipe tem tido bastante frutos e os poderes constituídos e a população tem reconhecido nosso trabalho, disse o Tenente Oliveira”.


Só para termos uma dimensão da popularidade do tenente Oliveira, o poder executivo, vereadores da oposição e situação, magistrados, promotores, comerciantes, empresários, o Francisco, o Zezinho, o vaqueiros em fim toda a sociedade lagopedrense tem reconhecido o profícuo trabalho do Tenente Oliveira.

Por fim, o blog agradece ao Tenente Revolucionário Oliveira que nos recebeu com bastante respeito, e ficamos muito gratos que o blog é uma das principais páginas dos militares do 5º Pel.

A trajetória do oficial não fica por aqui, temos diversas reportagens que faremos no decorrer da semana sobre este oficial e os PM,s de forma geral.

Fonte: Blog do Ebnilson
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.