COLUNA AR-15: A sorte está lançada!!!


E chegou dezembro. O ano velho se finda e o novo se aproxima. A maioria das pessoas durante essa semana quando se perceber já em dezembro dirá assustada que 2013 passou muito rápido. Verdade. Passou rápido. Mas não mais rápido que os demais anos anteriores. Todos no mesmo ritmo cronológico. Apenas nossa percepção é que varia conforme nosso estado existencial do momento. Mas a vida é assim mesmo – efêmera, transitória, passageira... rapidamente passageira. E tudo nela também. Quando menos se espera, já passou. E existe coisa mais efêmera que o poder e seu exercício. Esse mesmo é que passa rapidamente.

E por se falar em tempo de exercício do poder, já vamos ter o aniversário de um ano da atual gestão municipal – o “governo Totonho Chicote”. Se essa gestão fosse uma pessoa destinada a viver 100 anos, esse indivíduo agora faria 25 anos, ou seja: vai-se completar um quarto do tempo total do governo, 25% de seu tempo previsto legalmente para durar. E trata-se de um governo eleito com enorme expectativa popular sobre si e para com seu desempenho, um governo que travou uma aliança de responsabilidade social de grande amplitude durante a campanha eleitoral e que assumiu com o povo de Pedreiras um compromisso irrevogável com o progresso social, político e administrativo para nossa cidade, pois capitalizou como nenhum outro ente afim nos últimos 20 anos o sentimento de renovação, mudança e esperança de nosso povo. Portanto,por todas essas razões que o fazem de importância histórica ímpar, faz-se necessário uma profunda e vasta avaliação político-administrativa desse governo em seus vários aspectos e por vários prismas: técnico, político, administrativo, social, institucional e popular.

Vivemos numa sociedade livre e em pleno estado democrático de direito. A coisa pública, como o nome já diz, é de todos. Os agentes políticos que a ela administram são apenas procuradores do povo para exercerem um poder político e administrativo que é desse povo de forma legítima, intocável e sem nenhuma chance de usurpação indevida e que ele delegou para que o exerçam em benefício da coletividade de forma justa, honesta, transparente e eficiente.Nada mais normal e necessário do que uma análise do primeiro ano de uma gestão pública tão almejada e observada.

Mesmo que eu esteja somente com 42 anos, tenho um curso de vida política algo extenso. Sou cidadão pedreirense por naturalidade e iniciei minha vida política aos 17 anos no movimento estudantil secundarista em São Paulo em 1987, militei no Partido dos Trabalhadores-PT da campanha vitoriosa de Luíza Erundina à Prefeitura de São Paulo em 1988 até 1998; passei ainda pela política estudantil como dirigente do centro acadêmico de minha faculdade e depois como dirigente da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina-DENEM-Sudeste e da União Nacional dos Estudantes-UNE. Retornando a Pedreiras, fui militante dos movimentos sociais e políticos da região desde 1996; em 2000 fui eleito o vereador mais votado daquele pleito eleitoral municipal e fui Chefe do Poder Legislativo Municipal desse município nos 04 anos daquela legislatura; fui secretário municipal no primeiro ano do governo Lenoílson Passos;sou ex-presidente de partido político, ex-coordenador de campanhas eleitorais municipais e regionais.Nas articulações políticas pré-convencionais e da pré-campanha municipal que elegeu o atual governo, fui articulador da aliança que garantiu o apoio do grupo político do deputado Raimundo Louro à candidatura Chicote, selando irreversível e inequivocamente a viabilidade eleitoral daquele projeto.

Somente por ser cidadão pedreirense tenho legitimidade para tanto. Por ter empenhado apoio político à candidatura que se fez governo, mais ainda. E meu curriculum vitae político me habilita à missão.
Na verdade, vários cidadãos, agentes políticos, lideranças do governo e da oposição vêm me conclamando a fazer isso há uns 60 dias, apesar de eu já estar disposto a fazê-lo desde o início da gestão. O mesmo fiz no governo Lenoílson nos primeiros 100 dias. O processo democrático carece dessas análises conjunturais para se consolidar. Os governos idem. A dialética é imprescindível para o bem governar.

Encaminharei até 15 de dezembro a todos os detentores de cargos do primeiro e segundo escalões do governo, aos vereadores, às lideranças e segmentos da oposição, às entidades da sociedade civil organizada e demais lideranças populares e instituições um expediente em que solicito a opinião desses agentes políticos e suas impressões conjunturais e específicas sobre o governo municipal nesse primeiro ano, seus avanços, inovações, progressos, realizações, deficiências, retrocessos, dificuldades, potencias, limitações e o ainda a fazer. Espero que o pessoal do governo efetiva e massivamente responda para que possamos tê-lo bem analisado em todos os aspectos, pois uma análise política não se faz apenas ouvindo um ou dois lados e nem sem dados objetivos e reais. Mas de uma forma ou de outra será realizada, contribuindo ou não como deve cada ator desse processo coletivo.

Reconheçamos que o governo passa por percalços como qualquer outro em seu primeiro ano. Governar não é tarefa fácil. E o primeiro ano é o mais difícil. Mas o que de fato está acontecendo que faz a sociedade andar tão frustrada com a gestão atual? Não é cedo para tantas críticas e desolação? O que prenuncia que é tão grave e pode ser irreversível para comprometer o sucesso político e administrativo de Totonho? Será se a expectativa popular é exagerada perante a realidade financeira, funcional e administrativa do município e a possibilidade real de executar o que se espera tanto do governo? Há descompromisso, corrupção, ingerência, incompetência? Pretendo analisar tudo isso e muito mais, área a área, aspecto por aspecto, figura por figura do governo e do panorama político local. Com certeza a análise vai gerar um relatório extenso, que poderá ser publicado de uma só vez ou por partes. A publicação será em qualquer data de janeiro próximo nessa coluna e nas demais que escrevo e estará também disponível nas redes sociais e veículos de imprensa locais. Qualquer cidadão, identificando-se ou não, poderá contribuir com informações, opiniões e documentos que dispõe e que venham a contribuir para o propósito enviando-me para meus e-mails abaixo informados. Aos que se identificarem e exigirem sigilo terão resguardados esse direito.

Não pretendo cometer injustiças nem fugir á verdade. Não tenho medo de quaisquer represálias. Muito menos de perder empregos. Não alieno, alugo ou vendo minha consciência por nada. Represálias já vieram sobre mim no governo Edmílson, Raimundo e Lenoílson e eu sobrevivi a elas. Eles deixaram de ser prefeitos e eu nunca deixei de ser Allan e médico. Só temo a Deus e não tenho compromisso com o erro nem sou refém de qualquer governo ou liderança política. Tenho valor; não tenho preço. Acredito em Deus, na vida, na justiça e no ser humano como expressão maior do poder divino. Sendo assim, que não me entendam mal, um lado ou outro, pois só estou cumprindo o meu papel de cidadão e usando os meus talentos naturais em benefício de todos. Que os pistoleiros ideológicos venham! E que se inicie o debate. Alea jacta est!!!

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mails: allanrcs@bol.com.br e arcs.rob@hotmail.com 

27 comentários:

  1. dr alan o sior escreve tam bem, o que acha desse cazo da apoesp? pq. esse blog nunca tocô nesse assunto? estranho já que o blog fala de tudo.

    curioso

    ResponderExcluir
  2. Se segura bando de incompetentes desse governim fubaca que agora vcs vão ver o que é bom pra tosse. O cara aí num tem medo não e sabe das coisas. Quero ver agora vcs se vendo com o respaldo do dotor.

    ResponderExcluir
  3. Está na hora exata de alguém dar uma sacudida nesse governo, uma mexida crítica da forma que o doutor disse aí. O exercício do poder precisão da visão de quem está de fora. Ficar só ouvindo babões dizendo que está tudo bem é ir inevitavelmente para o fim caótico, caminhar para um despenhadeiro. Tomara que o que saia seja realmente o que o governo e essa cidade precisam. Não haverá melhor serviço prestado a Pedreiras e melhor assessoria ao governo do que isso que Dr. allan pretende fazer. Doa a quem doer. E perfil pra isso aqui só ele tem.

    ResponderExcluir
  4. Grande Allan! Tá mais do que na hora, meu rapaz! Que bom que temos vc pra isso, amigo. Vou aguardar ansioso por esse calhamaço de inteligência e verdades que vai sair. Que bom podermos ter vc em Pedreiras pra isso. Toda cidade sabe que vc não se vende e é isento de propósitos sórdidos. Bom para a cidade, para o povo, para o governo e para a política mesquinha daqui.

    ResponderExcluir
  5. Esse AR é muito corajoso mermo. Cabra bom assim é dificil. Agora é só esperar o monte de babão desse governo vim aqui pra desancar ele em sua vida pessoal e política com as maiores baixarias. Acho que é a isso que ele se refere como pistoleiro ideológico. Triste mas é só esperar pra ver

    ResponderExcluir
  6. Toma aí bando de babão fuleiro agora vai vim alguém pra falar a verdade sem medo e com capacidade pra isso. E não adianta vir agora pra cima do cara com baixarias não. Deixem o homi falar o que precisa. A turma de babão deve estar se coçando todo e fazendo corrente de oração e promessa pra santo achando que o negocio vai ferver. E é pra botar pra quebrar e pra ferver mermo DR. E se feder é só eles limpar a sujeira.

    ResponderExcluir
  7. Essa do Dr. Allan agora se dispor a fazer uma avaliação do governo é a maior e melhor notícia política do ano. Tá precisando e tava demorando. E ele é o melhor indicado pra isso. Dava a impressão que ninguém nunca ia fazer ou dizer nada com esse descalabro político e administrativo que tá aí na prefeitura. A gente sente um clima agora de que a coisa pode mudar e melhorar, que não vai ficar ao "deus dará" e seja pra oposição ou não, mas a coisa não vai ficar com está.

    ASS.: Pedreiras

    ResponderExcluir
  8. É preciso muita coragem pra isso. Que Pedreiras e esse governo saiba valorizar suficientemente esse cidadão, que além de bom médico é um intelectual e político dos melhores. Dá pena agora é imaginar que os puxa-sacos vão cair em cima dele pra tentar denegrir ele e desqualificá-lo, tentando tapar o sol com a peneira e desviar a atenção principal do foco que será analisado que é o governo totonho em si. Mas para os que pensam e tem inteligencia, nada tirará a qualidade do que ele explanar nisso. E para o geverno, isso será bom, se quiser aproveitar para o seu bem, até porque nada se sente do doutor que ele é ou pretende ser de oposição. E ninguem atira pedra em árvore sem frutos. Tomara que eu esteja errada quanto a essa dos puxa-sacos. Vou esperar Pedras Verde e doutro.

    ResponderExcluir
  9. Será se isso é sinal de que o doutor quer ir para a oposição? Sei não. Um dia desses conversei com ele e vi que ele estava preocupado com o governo mas se sentia governo e até defendeu muito o Totonho. A intenção pelo que vi do texto escrito é boa e não é de quem é opositor ou quer ser oposição não, mas o de alguém que está angustiado com a situaçao. O estado do governo é deprimente e preocupante. Talvez irreverssível. E ter um Allan na oposição é algo que qualquer governo que tenha o mínimo de juízo tem que evitar a qualquer custo. Tomara que o Totonho saiba muito bem lidar com essa situação de independência do Allan, senão tá mais complicado do que pode imaginar. E o Allan sabe o caminho das coisas e como fazer oposição eficiente, não é como o Klebinho não, e se ele botar pilha vai ter até prisão nesse governo sem falar de que o governo Totonho acaba bem antes do que imagina.

    ResponderExcluir
  10. Essa eu quero ver de camarote! Esse monte de gente despreparado do governo que retalia, ameaça e persegue vai ter que se portar direitinho com o AR nessa questão, Eles estarão lidando é com alguém que sabe fazer oposiçao. Que o diga o Raimundo Louro que nem reeleito foi por causa dele. Se o Louro que é gigante, comeu tampado, imagina esse monte de preguiçoso e despreparado desse governo?

    ResponderExcluir
  11. Só acredito nisso se esse documento sair dizendo quem, quando, quanto e qual recurso está sendo desviado e aponte nominalmente os culpados por essa baderna que se estabeleceu na nossa prefeitura. E acho ainda que se não for assim, tudo só não passa de jogo de cena do prórpio governo para despistar seus crimes, á que o allan é do governo também e lá não confio em ninguém, tudo farinha do mesmo saco. Semana passada mesmo eu vi o allan defendendo o governo no hospital geral.

    ResponderExcluir
  12. Esse AR é do governo, o Mr. Heel é do governo, esse blog é governo e o Joaquim Filho tb. Que diacho é isso que eles acham que vão fazer? É o fim da aliança deles com o governo ou uma enrolação do governo pra cima do povo? O AR não ia fazer isso sozinho sem o aval do blog. Ou tem coisa mais aí ou o governo Totonho tá chegando ao fim.

    ResponderExcluir
  13. Te cuida Sisdeis, tuas maracutaia vão ser desmascarada e tua queda tá chegando. Se o AR tiver culhão mermo vai mostrar que o principal problema do governo é tu.

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkkk
    agora quero ver o bicho pegar e esses doidos desse governo desgraçado e maluco se enrolarem agora com o dotor. já imaginou o allan junto com o klebinho? o governo vai pirar.

    ResponderExcluir
  15. Será se o doutor Allan vai se juntar ao Klebinho, ao Simplicio ou ao Raimundo Louro pra derrubar esse governo que já passou de maduro e já tá podre? O que não pode é continuar essa cachorrada que é esse governo que só tem gentinha incompetente, analfabeta e ignorante, que trata o povo como moleque e a prefeitura como a casa deles.

    ResponderExcluir
  16. Célia - professora3 de dezembro de 2013 17:28

    Sorte? Que sorte? Do governo do Totonho? Só sei que a sorte desse governo é o azar do nosso povo. Tem que jogar a sorte dessa gentinha desse governo no lixo da cadeia e da história de Pedreiras. Já ao Dr. Allan que nasceu com a estrela brilhando, ele é médico e pra onde for se dará bem, mas pro nosso povo, que não tem a capacidade do doutor, fica a espera que esse governo não termine os 04 anos e seu sofrimento acabe logo, porque esse governo não tem pena do nosso povo não, e só pensa no bolso do Totonho e da Sisdeis.

    ResponderExcluir
  17. AR, pergunta pros evangelicos o que estão achando do governo do irmão Totonho e da irmã Sisday. Pergunta pros funcionarios da prefeitura e do hospital. Vai até se assustar. Pros evangelicos eles vão dizer que preferiam um macumbeiro do que esses irmãos ai. E os funcionarios vao ter saudade do Raimundo Loro e do Lenoilso.

    ResponderExcluir
  18. Cargo de confiança3 de dezembro de 2013 18:35

    Coerente e responsável. Quando me disseram desse artigo, disseram que era uma declaração de oposição do AR ao governo. Nada disso. Só pra quem não sabe ler. Responsável demais politicamente esse cara é e muito. Mas se esse governo não tomar jeito vai ficar só com uns 03 mesmo, pq até quem participa dele está decepcionado e não acredita mais em nada dele. A coisa já está quase sem jeito e nem vemos preocupação deles.

    ResponderExcluir
  19. SE o Allan decidir ir para a oposição, esse governo não dura mais 90 dias. Este sabe como fazer as coisas.

    ResponderExcluir
  20. Dr. Allan não é com diploma de Dr que que se faz um grande homem,
    Carla de Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Dr. allan o senhor se julga tão inteligente e acha que todo o povo de pedreiras não tem a capacidade de julgar este desabafo politico, fique sabendo que o povo de pedreiras é inteligente.
    1º Um analise de sua carreira politica foi como um "foguete", tão rápido que não ficou rastro
    2º Ao ler estes comentários qualquer pessoa com um pouco de sabedoria vai ver que é a mesma pessoa que fez todos os comentários, ou seja o senhor mesmo.
    3º Quando você diz que há 60 cidadãos pedreirenses solicitando uma decisão sua você se contradiz, porque ninguém nesta cidade mais o ver ha não ser a noite em local inadequado.
    4º A sua estrela brilhou infelizmente a sua inteligencia usou para o mal, porque toda a cidade sabe onde o encontrar À noite.
    5º O povo é que vai fazer este julgamento, quando chegar a hora certa, no momento quem precisa de analise é o senhor.
    6º O governo "Totonho Chicote" realmente precisa de uma analise, quando deixa uma pessoa como o senhor Dr. exercer a função de médico "esta pergunta tem resposta"
    7º O seu desabafo cheio de elogios À sua pessoa só mostra quem você realmente é "fraco"
    Carla de Oliveira

    ResponderExcluir
  22. CURIOSIDADES DE UM CURIOSO
    (Com recheios de Filosofia)

    Impressionante, mas esses comentários aqui na coluna do AR:15 me parecem os pãezinhos que comemos no café da manhã, todos bem semelhantes, onde a tônica é dizer que o Dr. Allan é bom, é preparado, que é o "cara" e outras coisas mais de confetes e encher ego. Claro, que ninguém aqui está discordando da competência do Doutor, mas que é estranho, isso é, todos esses comentários com cores de quem nascem no mesmo crepúsculo ou que beberam na mesma fonte. Você já viu pintinhos de granja quando nascem? São muitos, mas são todos parecidos kkkkkkkk

    CURIOSO DE PLANTÃO

    ResponderExcluir
  23. Há fazendo uma correção o vereador mais bem votado até hoje na história politica de pedreiras não foi o DR. ALLAN mais sim um eletricista e não tem PHD, Antonio França é o nome dele................
    Carla de Oliveira

    ResponderExcluir
  24. consequentemente se ver as adversidades de teus comentários, onde você usa pseudônimos distintos, para se auto elogiar, onde sabemos que foi você próprio que os fez, na verdade basta analisar um para o outro e ver as linguagens, as coesões e as sequencias de palavras que se ouve muito bem de sua boca em qualquer conversa sua, somos inteligentes para ver este pequeno detalhe.............................
    Carla de Oliveira

    ResponderExcluir
  25. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..............................
    COMEÇOU O JOGO.........................

    ResponderExcluir
  26. Anônimo3 de dezembro de 2013 06:55;
    Anônimo3 de dezembro de 2013 09:12;
    Fernando Soares3 de dezembro de 2013 09:26;
    José Lima3 de dezembro de 2013 09:36;
    evangelico3 de dezembro de 2013 17:32
    Cargo de confiança3 de dezembro de 2013 18:35;
    Anônimo3 de dezembro de 2013 15:27;
    Anônimo3 de dezembro de 2013 15:25;
    Comerciário3 de dezembro de 2013 09:54;
    Anônimo3 de dezembro de 2013 09:58;
    Pedreiras3 de dezembro de 2013 12:51;
    Cláudia Torres3 de dezembro de 2013 12:58;
    Ex-vereador3 de dezembro de 2013 15:03;
    Anônimo4 de dezembro de 2013 06:27
    Anônimo3 de dezembro de 2013 15:14;
    Anônimo3 de dezembro de 2013 15:22;
    Célia - professora3 de dezembro de 2013 17:28;
    Anônimo3 de dezembro de 2013 17:19;
    Anônimo3 de dezembro de 2013 15:33;

    Estive analisando esses comentários e no que me parece todos gerados de uma mesma caneta, não querendo dizer ser do autor.

    R. Rios.










    ResponderExcluir
  27. se ninguém em pedreira eh inteligente, se todo mundo eh burro e alienado e num tem dr, intão quem são essas pessoa inteligente que escrevero esses comentarios? ??????????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.