COLUNA AR-15: SOFISMA CRUEL


Tristeza. É esse o sentimento que me invade ao ver a "procissão" de ambulâncias que esse blog postou como notícia divulgada pelo Secretário de Estado de Saúde anunciando a distribuição dessas viaturas a prefeituras do interior do Estado. Retrato da estreiteza de visão ou da má fé na administração do sistema de assistência à saúde pública em nosso Estado. Eu ficaria mais feliz se fosse uma exposição de notícias da contratação pelo Estado do Maranhão de mais médicos, enfermeiros, farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais, técnicos de gesso, radiologia e enfermagem e /ou a aquisição de aparelhos de Raio-X, ultrassom, tomografias, eletrocardiógrafos, nebulizadores, glicosímetros, kits laboratoriais etc. Isso, sim, ajudaria a resolver a problemática de assistência à saúde no Estado. Mas ambulâncias não! Isso só estimula os gestores locais a não investir na contratação de recursos humanos e equipamentos em seus sistemas locais de saúde e dessa forma não atingem resolutividade de sua demanda. E, assim, com as ambulâncias, os senhores prefeitos poderão praticar livremente a "reboqueterapia", a "empurroterapia" e a "ambulancioterapia", que é o que o Sr. Ricardo Murad mais quer com essa política caolha, mesquinha e cruel que pratica. Ele quer é que os prefeitos encaminhem seus pacientes para os hospitais regionais do Estado para que ele alegue posteriormente com estatística a falta de resolutividade dos municípios e com isso tenha argumentos e fatos que justifiquem a retirada das verbas de saúde dos municípios para a gestão do Estado, ou melhor, para a sua gestão. Assim ele poderá gerenciar os recursos de saúde do Estado como bem quer. Na nossa região já acontece isso. Os hospitais de Peritoró e Alto Alegre já atendem a grande parte da demanda de saúde dos municípios de nossa região, que encaminham para lá de tudo, até casos dos mais simples, como “bicho de pé”. Recentemente a Diretora do Hospital Estadual de Alto Alegre disse que até parto normal a nossa região está mandando para ser realizado lá e vaticinou em alto e bom som numa reunião que isso é um absurdo. De fato é! 

Outro fato importante: esse desfile de ambulâncias também serve como anteparo para a empreitada eleitoral do ano que vem. É esperar para ver.

Há 02 anos o Judiciário condenou o Estado do Maranhão a realizar concurso público para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde e o Secretário de Estado de Saúde não realiza o concurso e vem protelando o cumprimento da ordem judicial. Não tem dinheiro para fazer concurso e efetivar servidores, mas tem para distribuir ambulâncias para enganar o povo e fazer campanha eleitoral à custa do erário público.

Sou médico concursado da Prefeitura de São Luís e nos dois Socorrões da capital mais de 70% dos pacientes internados é do interior, empurrados para lá em ambulâncias que mais parecem boeings 747 e que são comemoradas pelos prefeitos em suas aquisições com festas públicas ao som de bandas de forró de sucesso. Pobre população desinformada. Não sabe que mais útil seria ao bem estar coletivo que esse dinheiro fosse investido em profissionais de saúde e equipamentos.

Precisamos refletir melhor as ações de políticas públicas de nossos gestores. Além de omissão há muitos sofismas naquilo que eles alegam estar agindo corretamente para o bem comum.

Allan Roberto Costa Silva, médico, membro da Academia de Letras de Pedreiras e da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras – e-mails: allanrcs@bol.com.br e arcs.rob@hotmail.com.

3 comentários:

  1. Maria Passos, professora7 de novembro de 2013 06:54

    É isso aí Doutor. Alguém com coragem e conhecimento de causa para falar com propriedade de assuntos tão sério e desmascarar esse sistema desumano e criminoso que trata os maranhenses como animais. Parabéns. Concordo com tudo que o senhor diz aqui.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas palavras Dr. Alan, como sempre oportunas e sabias! Por ser verdade dou fé!!!

    ResponderExcluir
  3. Brilhante a percepção do Dr Alan, Ricardo Murad é um dos Politiqueiros mais cruéis do nosso Estado. Os profissionais que trabalham nas UPAS e Hospitais regionais são escolhidos a dedo por ele. Se auto-denomina como Trator. Ai daquele que atrevessar seu caminho. Só aqui no Marnhão ,e em nossos pobres municipios encontramos este tipo de administradores. Tá chegando o fim disso. Há um novo cenario politítico se aproximando em nosso Estado. Dessa vez os adesistas de ultima hora não terão tanta força asssim como fizeram da ultima vez com Jackson Lago. Um grande Abraço pro Dr Alan.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.