JORNADA DE INTEGRAÇÃO LEGISLATIVA: ENCONTROS REGIONAIS DE DEPUTADOS E VEREADORES UNIDOS PELO MARANHÃO

 

O Prefeito Municipal de Trizidela do Vale, Fred Maia, acompanhado do seu Vice, Vinícius Louro, Vereadores e alguns Secretários Municipais estiveram hoje pela manhã, nessa sexta-feira (07), no Auditório da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, onde participou do encontro regional de deputados e vereadores, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado, que se fez representar através do seu Presidente da Casa Legislativa Estadual, o Excelentíssimo Deputado Estadual Arnaldo Melo, que por ser filho de Pedreiras e ter raízes históricas e culturais na referida cidade, sentiu-se à vontade para realizar o objetivo a que veio, como representante do povo do Estado do Maranhão. 

A Jornada de Integração Legislativa, na cidade de Pedreiras, contou com a presença de várias autoridades da região do Médio Mearim, como vereadores, prefeitos, secretários etc. 

Antes das palestras oficiais, houve a formação da mesa das autoridades que fora composta por: Arnaldo Melo, Dep. Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa; Francisco Antônio Fernandes da Silva, Prefeito Municipal de Pedreiras; Charles Frederick Fernandes Maia, Prefeito de Trizidela do Vale; Eudna, Prefeita de Bernardo do Mearim; Raimundo Louro, Deputado Estadual; Robson Rios, Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras e Sandra Soares de Pontes, Promotora de Justiça. 

O primeiro a falar foi o Deputado Arnaldo Melo, que abriu os trabalhos agradecendo a presença das autoridades e das pessoas presentes ao encontro. Falou da finalidade do encontro e disse que a Jornada de Integração Legislativa representa um projeto de fortalecimento do Poder Legislativo, no Estado do Maranhão, através da interlocução de Deputados e Vereadores, e das Casas Legislativas que a integram. 

Em sua fala, o Prefeito Fred Maia aproveitou a oportunidade e fez várias reivindicações ao Presidente da Assembleia e fez uma dissertação da triste realidade de como se encontra a saúde não só do município o qual está gestor, mas de toda a região do Mearim que está à mercê da calamidade que se alastrou na saúde, onde o gestor é obrigado a gerir pacos recursos que vêm que mal dá para pagar um profissional de saúde. 

Sempre com a verdade na ponta da língua, doa a quem doer, proferindo o que realmente se coaduna com a realidade, esse é o perfil do Prefeito Fred Maia, que combatendo as práticas viciosas que perduram na política dos favores, do toma lá, dá cá, não tem medo de ser o que é, e não escolhe as palavras para massagear ego ou jogar confete. 

Sua postura com bastante veemência diante do Poder Legislativo Estadual foi bastante aplaudida, pois abriu caminhos para que outros gestores tivessem a coragem de colocar a realidade dos seus municípios e fazer as suas reivindicações. 
Demais autoridades da mesa falaram e, tão logo o encerramento das falas aconteceram as paletras: 

- Instrumentos do Processo Legislativo. Forma e ritos para exercê-los. 
Palestrantes em alternância, por encontros: Carlos Lula Filho, Maneton Antunes de Macedo e Braúlio Martins. 

- Regimento Interno da Câmara. Organização e presidência das Pautas e Sessões. Convocação Extraordinária pelo Executivo. 

Palestrantes: Maneton Antunes de Macedo, Carlos Lula Filho e Bráulio Martins. 
- Repasse do Executivo: composição, cálculo e limites constitucionais. Subsídio dos vereadores e da Mesa Diretora. Lei da Responsabilidade Fiscal. 

Palestrantes: Cynthia Mota, Antonival Ribeiro Garcês e Abimael Linkon Silva Cutrim. 

Fala do Presidente Arnaldo Melo, para temas correlatos: 

- Frente Parlamentar contra a violência que vitima mulheres;
- O biênio das Bacias Hidrográficas, sensibilização;
- O Colégio de Presidentes de Câmaras Municipais;
- Temas livres, com vereadores.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.