Atenção Consumidores: lista de sites não confiáveis


O PROCON Pedreiras divulgou nesta quinta-feira, dia 06 de junho, uma lista de sites que devem ser evitados pelo consumidor na hora de fazer compras pela internet. O número de sites não recomendados pelo órgão de defesa do consumidor subiu para 275.

A lista de sites não confiáveis existe desde 2011. Ela foi elaborada pelo Procon-SP, fundação vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Todos os sites listados foram alvo de reclamações por irregularidades na prática de comércio eletrônico, principalmente por não entregar o produto adquirido e por não atender problemas de usuários. A lista com todos os sites encontra-se a disposição dos consumidores nos seguintes locais: Prefeitura Municipal de Pedreiras, Promotoria de Justiça, Conselho tutelar, Caixa Econômica, Bancos do Brasil, Casas Lotéricas e na Biblioteca Municipal. 

De acordo com o coordenador executivo do PROCON de Pedreiras, André Vinícius Rocha Costeira, os consumidores devem ter muito cuidado na ora de adquirir um produto via internet, devendo procurar sites confiáveis e desconfiar de preços muito abaixo do mercado, “Ele ressalta que o mais importante é que o consumidor consulte essa lista antes de fechar uma compra pela internet, informou ainda que alguns destes sites encontram-se fora do AR, mas que os consumidores fiquem atentos, pois os mesmos podem voltar a funcionar novamente”. 

O PROCON alerta os consumidores a terem precaução ao comprar no site Neon Eletro o site tem sido muito procurado devido a forte divulgação na televisão, onde os consumidores impressionados com as ofertas contratam o serviço. Porém, segundo as reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Consumidores (Sindec), do final de 2012 até este mês, o número cresceu de forma rápida.

As reclamações são: não cumprimento da oferta, não entrega do produto, falta de atendimento. Além disso, os Procons não têm conseguido entrar em contato com a empresa, que não comparece às audiências e deixa a desejar no processo pós-compra. 

Para não ser vítima de propagandas enganosas e sites falsos, o PROCON de Pedreiras informa dez dicas importantes:

1 – procure a opinião de pessoas de já compraram no site, use a internet à seu favor na hora de buscar informações, pesquise o máximo antes de fechar a compra;

2 – não confie no CNPJ, não há garantia de que a empresa cumpre seus contratos apenas por estar registrada;

3 – procure os órgãos de defesa do consumidor e consulte a legalidade do fornecedor;

4 – fique atento às formas de pagamento e as políticas de devolução e troca;

5 – imprima e salve todos os passos da compra, caso uma comprovação seja necessária;

6 – fique alerto com ofertas absurdas, preços baixíssimos;

7 – veja se o site possui configuração de segurança na hora de preenchimento de dados para cadastro, não informe seus dados para sites estranhos;

8 – não informe dados por e-mail;

9 – verifique se há despesas adicionais (fretes, taxa de importação, manuseio ou presente) e confira os prazos de entrega para a sua região, evite surpresas;

10 – na primeira compra faça um teste com valores baixos e pagamento via boleto. Isso evita o uso indevido dos dados de seu cartão de crédito.

Fonte: PROCON Pedreiras.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.