IFMA EM PEDREIRAS:UM SONHO QUE ESTÁ SE TORNANDO REALIDADE


Por: Joaquim Filho 

O Prefeito de Pedreiras Totonho Chicote recebeu nessa manhã de sábado (09), em sua residência, localizada no Loteamento Maria Rita, a visita do Reitor do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, o magnífico Reitor Roberto Brandão e o Professor Agenor (Diretor de Assuntos Institucionais) que vieram com a finalidade de se reunirem com sua Excelência, Secretariados de Governo e demais autoridades locais para anunciar a vinda definitiva do Instituto para a cidade de Pedreiras. 

Num clima de alegria e satisfação por ver chegar a sua cidade uma obra de grande porte, o Prefeito Totonho Chicote recebeu a todos em sua residência, deu-lhes as boas-vindas e de forma democrática e transparente abriu os trabalhos na presença de todos os convidados, onde na oportunidade apresentou o Reitor Roberto Brandão e franqueou a palavra ao mesmo. 

E, na presença de todos: Secretários, Diretores, Vereadores e Imprensa, o Reitor falou que naquele momento, ao lado do Prefeito Totonho Chicote, acolhia a todos para dizer que o Instituto Federal do Maranhão fora contemplado com 8 campus da fase 3 e, dentre esses 8, Pedreiras é um deles.



QUESTIONAMENTOS

Segundo o Reitor Roberto Brandão, foi disponibilizado um recurso de 10.000.000,00 (dez milhões) para a construção do campus em Pedreiras e, que a celebração dessa parceria com a Prefeitura de Pedreiras dar-se-á nesse momento por razões do município está oferecendo um terreno de 6 hectares que corresponde às necessidades exigidas pela planta do projeto. E, ainda mais: que o projeto fora resgatado junto ao Ministério da Educação e tão logo, no máximo até o dia 25 de março será lançado o Edital e em seguida feita a licitação para a construção do prédio onde funcionará o IFMA, aqui na cidade de Pedreiras. 

O Reitor falou que a sua vinda à Pedreiras foi para receber das mãos do Prefeito Totonho Chicote, a Escritura Pública, assiná-la na presença da comunidade e em seguida, realizar uma vistoria “in-loco” do terreno para que possa ser constatado se realmente o mesmo atende as necessidades conforme exige o projeto. 

Depois das palavras do Reitor, que fora bastante aplaudido pelos presentes, foi aberto aos presentes a liberdade de fazerem perguntas ao mesmo sobre essa obra do IFMA aqui em Pedreiras. 

A reportagem do blog Pedras Verdes aproveitou a oportunidade para fazer ao Magnífico Reitor a seguinte pergunta: 

“Baseado nas visitas anteriores que o Reitor já realizara no sentido de trazer o IFMA para Pedreiras onde houve uma discussão na Câmara Municipal de Pedreiras, em relação aos cursos oferecidos, um dos temas falados foi que os cursos trazidos, fossem cursos condizentes com a nossa realidade; portanto, gostaríamos de saber se a coordenação está vendo isso?” 

O Reitor falou que uma das linhas de atuação com esse projeto é trazer o desenvolvimento para região. Que o IFMA chega para à luz dos arranjos produtivos locais, nós colocarmos os nossos cursos, nossas áreas e nossa formação profissional para que se tenha uma resposta imediata para o progresso da cidade e toda região. O Reitor falou ainda que não seja o objetivo do Instituto formar profissionais para que ele saia da sua cidade, o raio de atuação desse jovem tem que ser o seu lugar. 

O representante do Blog Pedras Verdes quebrando o protocolo e a programação da Assessoria de Comunicação do Prefeito Totonho Chicote que depois da fala do Reitor quis dar por encerrada a reunião, falou que seria interessante que as coisas fossem mais transparentes e perguntou ao Senhor Prefeito Totonho Chicote, a forma que o município conseguiu esse terreno para doação e onde será o local. 

O Prefeito respondeu que o terreno onde será construída a obra, é o Parque Henrique, no Bairro Diogo e, foi uma doação de um empresário da cidade, que visando a valorização de um loteamento com 1.500 lotes que será construído ao lado, o mesmo numa visão empreendedora fez a gentileza de doar o espaço. 

Quem esteve presente na reunião e falou, foi o Deputado Estadual Raimundo Louro que segundo ele, disse estar muito emocionado e queria externar a alegria com o povo de Pedreiras, pois, em suas palavras afirmou que essa luta é também do Deputado que fez a indicação ao IFMA de que fosse construído um campus aqui em Pedreiras. 

FALA DE RAIMUNDO LOURO

O Prefeito Totonho Chicote voltou a falar. Fez as considerações finais agradecendo a todos os presentes, aos representantes do IFMA e finalizou que esse projeto é homens, mas que tem a mão e a permissão de Deus. Depois, na presença de todos e da imprensa assinou a Escritura Pública que doa ao IFMA e dá permissão a realização da obra, aqui na cidade de Pedreiras. 

Após a reunião houve um café da manhã, que segundo os “linguarudos de plantão”, pela hora avançada - pois já era meio dia - o café da manhã virou almoço. 

Terminado o café, o Prefeito Totonho Chicote e toda a sua comitiva acompanharam os representantes do IFMA até o local onde será construído o prédio na cidade de Pedreiras, FAESF e também em vários pontos da cidade. 

Mais informações sobre esse encontro, você pode conferir aqui no blog, no áudio que foi feito onde algumas pessoas fizeram suas perguntas. 

NOTA: Segundo Maria do Hélio, da Secretaria de Planejamento, a doação do terreno foi feita pelos médicos pedreirenses: Dr. José de Ribamar Oliveira e Dr. Eduardo Oliveira, ambos, filhos do saudoso empresário De Deus.


3 comentários:

  1. O NOME DO REITOR É ROBERTO BRANDÃO, NÃO RENATO.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o nome do Reitor do IFMA é Roberto Brandão, e não Renato.
    Obrigado! Perdão pelo nosso erro.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    RUA CORINTO NASCIMENTO, 39 - GOIABAL - PEDREIRAS/MA
    (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  3. É o mdesenvolvimento chegando mde fato em Pedreiras e região. Com um diferencial importante: gerido por gestores sérios e comprometidos com o progresso de sua gente e seus municípios.

    Allan Roberto Costa Silva

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.