DIA DAS MULHERES FOI BASTANTE MOVIMENTADO EM PEDREIRAS

BLITZ DA MULHER

O Dia da Mulher em Pedreiras foi celebrado em grande estilo, muitos movimentos realizados na cidade fizeram da data, um momento marcante e de grande importância para a sociedade pedreirense. 

O som da voz da mulher nestes últimos dias, nunca havia se propagado tão forte quanto agora. Ações realizadas durante a semana, e um imponente movimento social, balançaram a vida do cidadão local. 

Pedreiras quando se une é capaz de desenvolver ações que pouco é visto em outros recantos do Maranhão. Nossa cidade é privilegiada, tem um povo consciente, que caminha olhando para o futuro, se desvia dos tropeços do presente e muito se fundamenta no passado. O cidadão é cercado de bons exemplos em sua grande maioria. Temos uma comunidade organizada, não em sua totalidade, mas, principalmente, nas bases que sustentam aquilo que nos permite viver e crescer.

Um dos pilares mais firmes que constrói nossa cidade, mesmo que às vezes não não se perceba ou simplesmente se omita, vem da força  e do papel que a MULHER está desempenhando nesta nova era. A intensidade de suas ações, a organização e o poder se superação vem sendo o diferencial para construção de um novo mundo. 

A surpreendente mulher, saiu em caminhada nas ruas de Pedreiras; mulher que reivindica o quê lhes é de direito; mulher guerreira, autêntica, firme, encantadora, encantada, frágil, poderosa, apaixonada... Humana. A mulher ‘inadjetivável’, pois há valores infindáveis – simplesmente mulher. 

A mulher que durante o dia, saiu às ruas e fez o dia 08 de março de 2013, valer a pena. A manhã começou bem, com a Blitz Mulher, um movimento organizado pelas entidades: CRESMAN, ASSEMA, MIQCB, CCNP/MEARIM e Liga Feminina de Pedreiras e Trizidela do Vale. Segundo uma das coordenadoras, a mulher guerreira Francinete Braga, que reivindica firmemente seus direitos, a mulher ainda é vítima de muitas impunidades. A manifestação feita na Avenida Rio Branco chamou a atenção para os seguintes pontos: 

• direito à vida sem violência. 
• direito à liberdade e à segurança. 
• direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação. 
• direito à liberdade de pensamento. 
• direito à informação e à educação. 
• direito à privacidade. 
• direito à saúde e à proteção desta. 
• direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família. 
• direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los. 
• direito aos benefícios do progresso científico. 
• direito à liberdade de reunião e participação política. 
• direito a não ser submetida a torturas e maltrato. 

As Mulheres, no final do dia, tomaram as ruas novamente, agora, com a Marcha da Mulher Cristã – que bela manifestação – as mulheres cristãs de Pedreiras mandaram um recado explicito a toda sociedade, aos poderes constituídos e àqueles que desdenham do poder sagrado da MULHER CRISTÃ.

VIDEO: 1ª MARCHA DA MULHER CRISTÃ

A Praça Corrêa de Araújo, lotada, ouviu as palavras de ilustres mulheres que finalizaram a noite: Pastora Célia Marques, Promotora de Justiça Sandra Pontes, Primeira-dama Íris do Nascimento, dentre tantas mulheres ilustres e homens deram o ar da graça: Pastor Presidente da Assembleia de Deus, Pr. Amarante, Deputado Estadual Raimundo Louro e o Prefeito Totonho Chicote. 

08/03/2013 1ª MARCHA DA MULHER CRISTÃ

  
  
(E) Pr. Amarante, Missionária Célia Marques e Dep. Raimundo Louro

 
Vice-prefeita Fátima Vieira e Primeira-dama Íris Chicote

Promotora de Justiça Sandra Pontes

  
Cantora Léa Mendonça 

O dia Delas, não se encerrava ainda, pois, no Anfiteatro Dom Jacinto já era realizado um grande show em homenagem às mulheres. A Paróquia de São Benedito organizou um belo evento com os artistas da terra, na noite que tinha como atração principal a cantora Tereza Canto, conhecida e admirada por muitos pedreirenses, Tereza ‘Encanto’, com seu canto colocou todos para levantar e, como uma magnifica crioula, bailou e fez o povo se alegrar. Um majestoso show, que com certeza agradou ao público presente.


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.