AS MULHERES CONQUISTAM SEU ESPAÇO


Em nosso país cada vez mais mulheres conquistam seu espaço. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (PNAD) apontam que as mulheres representam 51,5% da população. São chefes de famílias de 24,099 milhões de famílias, das 64, 358 milhões que vivem em domicilio particular. Em média, dedicam 7,5 anos aos estudos, contra 7,1 anos dos homens. A média de vida das mulheres é 77,7 anos em contrapartida à dos homens, que é de 70,6. Também foi verificado que as mulheres têm buscado implantar e gerir seus próprios negócios. 

Uma grande conquista foi à ampliação da participação das mulheres na politica com inclusão da obrigatoriedade de preenchimento de 30% das vagas nos partidos ou coligações para candidaturas femininas. A implementação da Lei Maria da Penha, em vigor desde agosto de 2006, é uma resposta do Estado Brasileiro à violência doméstica e intrafamiliar contra a mulher. Com ela, há mais punição para os agressores e mais proteção para as mulheres. 

Outra conquista importante foi a criação da Secretária Especial das Mulheres, com status de Ministério, importantíssima, do ponto de vista da elaboração, fiscalização e implementação de políticas públicas para as mulheres. Além de conquistarem espaços nas profissões tradicionais (executivas, presidente, governadoras, parlamentares, promotoras, juízas, etc), avançam em áreas restritas aos homens, como a construção civil. 

Apesar de reconhecer as conquistas, ainda há muito que fazer para continuar nesse processo de mudança. Neste mês de março dedicado às mulheres gostaria de parabenizar todas as mulheres pedreirenses, negras, indígenas, brancas, jovens, idosas e mulheres com deficiências, pelas suas lutas e conquistas. Gostaria, ainda, de afirmar meu compromisso com as mulheres pedreirenses criando a Secretaria Municipal das Mulheres e implementando politicas públicas para as mesmas. 

Prefeito Totonho chicote, primeira dama Iris e Equipe de governo

1 comentários:

  1. Vamos pagar os salarios e diferenças salariais das "mulheres de Pedreiras" e fazer jus a esta mensagem

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.