XIII SEMANA DO ENCARCERADO

  

  

Por: Joaquim Filho 

“Ser livre ou não, é estado de espírito,pois não são cadeias que nos fazem prisioneiros.”

Ressocializar, recuperar e dar-lhe dignidade física, espiritual e psicológica, tornando os encarcerados preparados de voltarem a viver no seio da sociedade, essa é a proposta maior da APAC – Associação de Proteção aos Condenados de Pedreiras, que nesta segunda-feira, dia 17, com inícios às 10 horas, fez a abertura da XIII Semana do Encarcerado, cujo tema: SAÚDE COMO GARANTIA DE DIREITO DA COMUNIDADE CARCERÁRIA, a qual será realizada por toda semana na UPRP – Unidade Prisional de Ressocialização de Pedreiras, em data de 17/09/2012 a 21/09/2012. 

A convite da Entidade, na pessoa de Regilson, um dos seus voluntários, o blog se fez presente e participou de toda a programação que fora ocorrida hoje pela manhã. 

Na nossa chegada, fomos recepcionados pela presidente da APAC, a senhorita Simone e também pela simpaticíssima professora de psicologia da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, Karina Queiroz, essa competente profissional que também faz parte da equipe, que trabalha com os ressocializandos, atuando de forma capaz, na sua área que é a psicologia, pois não se prepara o homem para uma nova vida sem trabalhar-lhe as emoções, o psíquico, para uma vida em equilíbrio. E, a Psicóloga Karina Queiroz, com o seu trabalho na APAC tem sido esse equilíbrio cheio de dinamismo e doação mútua para com os irmãos e as irmãs encarcerados. 

A solenidade de abertura contou com a presença do Gerente da APAC, Alexando Dias, que fez a abertura; Leimar Reis Xavier, presidente do Conselho da Comunidade; Pastor Júnior e sua digníssima esposa Aline; Blog Pedras Verdes; TV Cidade e demais lideranças comunitárias. 

Pastor Júnior e sua esposa fizeram um momento em que a palavra de Deus fora marcante na vida dos presentes, cujo assunto foi demonstrar que Jesus é capaz de mostrar e convidar o homem para ir para a outra margem, que isso é uma promessa que para acontecer precisa-se da presença de Jesus, Esse que conduz ao perdão e ao amor. 

Leimar Xavier enfocou a questão do arrependimento e disse que os dias que se passa no cárcere devem servir para o arrependimento e o reencontro com a liberdade. 

A presidente Simone destacou que a APAC só poderá funcionar e alcançar os seus objetivos se tiver parcerias, se tiver amigos e voluntários que possam acreditar na sua ideologia, que é a de transformar vidas para o convívio social. 

Em nossas palavras, fizemos questão de ressaltar que a nossa relação de voluntário com a APAC nasceu ainda na administração do poeta e jornalista Moisés Abílio, quando esse esteve presidente da mesma e, passando pela administração Frei Ribamar Cardoso, Pastor Augusto até chegar à jovem e senhorita Simone. Como mensagem, deixamos um poema intitulado Divino Amor, que fala do amor de Deus para conosco. 

Assim está programada a XII Semana Carcerária: 

17/09/2012 – 9 às 11h Solenidade de Abertura, culto, incluindo palestra e motivação. 

14 às 16h Torneio de damas. 

18/09/2012 

9 as 11h Oração, palestra “Pedagogia Prisional/Dinâmica; 

14 às 16h Visita da Diretoria da CDL/torneio de dama. 

19/09/2012 

10h às 11 Oração/Palestra “Acessibilidade a informática”/apresentação de vídeo; 

14 às 16h Oração, Aeróbica para o bloco das margaridas 

Torneio de futebol. 

20/09/2012 

9 às 11h Oração/Palestra Saúde; 

14 às 16h Final do torneio de damas 

21/09/2012 

9 às 11h Oração/Palestra direitos e deveres/Ação solidária familiar. 

14 às 16h final torneio de futebol.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.