POLÊMICA NA REDE: A MIRA É NOVA, PORÉM, O ALVO É ANTIGO


Algumas publicações envolvendo o nome do candidato Simplício Araújo vem provocando bastante discussão no Facebook, tanto que, uma de suas correligionárias, em resposta a uma poesia feita em "homenagem" ao seu candidato, fazendo com que a mesma, externasse em público sua contrariedade, veja abaixo:

Texto de Katyane Leite

A INVEJA COÇA! 

Como em época de política vale tudo, vi estes dias no Facebook um anódino poema de um escritor, digamos , sem credibilidade na cidade. Eu era adolescente na época, mas recordo das pessoas comentando as aberrações publicadas.

Que mau gosto... De quem ressuscitou aquilo! Quando falo sem credibilidade, é porque nós sabemos que este “poeta”, sempre gostou de chamar a atenção, e é lembrado como uma pessoa abusada, por sinal, este livro o fez sumir de Pedreiras na época.

Tentaram manchar a imagem de Simplício, mas esqueceram que nosso candidato foi apenas uma das muitas vítimas desta fracassada obra sensacionalista. 

Segundo informações concretas, este “poeta” foi até processado por muitas vítimas do seu sórdido veneno. Há momentos no livro que o sujeito chegou ao absurdo de comentar sobre as partes íntimas de uma ex-política de Pedreiras. É muita falta de respeito! Então se publicaram esta infâmia de Simplício terão que publicar de muitos outros políticos citados neste urtigueiro...

Sou a favor da crítica construtiva, seguida de sugestões. Agora a crítica imoral, que difama e inferioriza o ser humano, nem pensar! Independente de que lado político for, uma ação deste tipo merece o nosso repúdio. 

Deletemos a baixaria na campanha eleitoral, o povo esclarecido quer saber de PROPOSTAS! 

Texto de Kleber Lago em atenção a Katyane Leite

Querida Katyane Leite,

Acabo de ler a sua postagem e entendo perfeitamente a sua indignação. Mas que fazer, “se só se dá o que se tem”? 

Poetas verdadeiros são pessoas sensíveis, e o que os inspira a escrever são emoções estéticas que somente as almas nobres são capazes de perceber e materializá-las sob forma escrita ou oral. Diferem, pois, de certos "fazedores de versos" que, não tendo sido privilegiados com tais qualidades, buscam se afirmar, usando o mau gosto rimado e mal elaborados para aviltar a dignidade de pessoas humanas, com simulacros de versos cheios de expressões grosseiras e desrespeitosas, próprias de calão. 

Poesia é expressão de arte, e arte, por natureza, pura e delicada... Alguns desses "fazedores de versos" ousam dizerem-se satíricos, mas não o são, porque a sátira requer espirituosidade para bem caricaturar pessoas em relação aos acontecimentos em que estejam envolvidas. Outros se dizem cordelistas, mas também não o são, porque o bom cordel é inteligente e não se limita a impressionar pela simples narrativa. 

João Barrêto – autêntico satírico e de feliz lembrança – costumava dizer que tais pretensos poetas “utilizam merda, como tinta, em suas penas”. Pura verdade: o que eles escrevem fede, mas a água e o sabão do tempo removerão, decerto, a sujeira mal cheirosa de seus escritos. E eu lhe assevero que nem mesmo as memórias desses falsos poetas serão preservadas: ficarão sepultadas junto com seus restos materiais, pois a eternidade poética é prêmio reservado apenas às almas dos que sabem dignificar e respeitar a poesia. É dizer, os dotados de competência para voar no concreto e no abstrato, com a mesma leveza, sendo capazes de tornar belo o que aparentemente se nos mostre feio, e nunca de fazer parecer feio o que de fato seja belo.

Você revela consciência política e social, quando se diz favorável à crítica construtiva seguida de sugestões e, ao mesmo tempo, declara repúdio à crítica ofensiva, difamante e inconsequente. Fique certa de que há muita, muita gente como você. Acredite que os olhos e os ouvidos dos conscientes são imunes a palavras vãs e que nesse tipo de pessoas expressões rasteiras de ofensa, calúnia e de desrespeito para com ser humano não surtem os efeitos desejados por seus autores e possíveis mentores. 

Parabéns pela iniciativa de explicitar esse seu posicionamentro contra tais abusos que costumam aflorar em períodos eleitorais. Receba meu abraço, com toda a minha admiração.

São Luís, 4/9/2012
Kleber Lago

VEJA ABAIXO A POLÊMICA POESIA DE NETO ARRAIS




32 comentários:

  1. Até quando tenta atingir o Paul Getty ajuda o simplicio.
    Essa infamia aí mostra bem o quanto simplicio é invejado e não é de hoje.
    O poema prova entre outras coisas:
    1.QUE SIMPLICIO NÃO É FORASTEIRO, POIS JÁ ESTÁ EM PEDREIRAS DESDE 1989 E JÁ MILITAVA NA POLITICA PELA CRENÇA NAS PESSOAS E NÃO POR DINHEIRO, POIS DR.KLEBER NUNCA COMPROU NINGUÉM PRA AJUDA-LO.
    2. QUE SIMPLICIO VENCEU, POIS NA SUA RELAÇÃO COM OS MAIAS ELE MAIS DEU DO QUE RECEBEU.
    3. TODOS SABEM DA RELAÇÃO DELE COM SUA ESPOSA E SÓ DOIS IDIOTAS, UM JÁ MORTO E OUTRO QUE ESQUECERAM DE AVISAR QUE JÁ MORREU PODEM QUERER ATINGIR AS PESSOAS QUE LUTAM E VIVEM POR AMOR E NÃO PELO DINHEIRO.
    4. QUE ESSE PAUL GETTY, QUE É DONO DO PERFIL "PEDREIRAS MARANHÃO" SÓ ACREDITA MESMO NO DINHEIRO, ELE ACHA QUE NÃO EXISTE GENTE QUE VOTE POR MILITANCIA NEM RELAÇÃO SEM DINHEIRO, ALIAS TODOS SABEM QUE ATÉ AS POESIAS DELE SÃO COMPRADAS.
    5. SIMPLICIO ESTÁ CRESCENDO MUITO MESMO, A PESQUISA DE PEDREIRAS E TRIZIDELA DEVEM ESTAR SENDO FEITAS DA MESMA FDORMA QUE ELES FAZEM POLITICA, AMOR E POESIA: COMPRANDO COM MICHARIA, POR QUE DINHEIRO ESSE LISO NÃO TEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kleber sem a vaca leiteira da prefeitura a tua radio e tv vai fechar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Zé Bomba

      Excluir

  2. Kleber, voce disse tudo, só esqueceu de falar dos poetas que compram poemas dos outros pra decorar e dizer que são seus.

    ResponderExcluir

  3. Simplicio até assim eles te ajudam pois falam que você é forasteiro e isso aí prova que você já encomoda os falsos politicos aqui a muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. ESSE POEMA É IGUAL AO AUTOR, UMA MERDA.

    ResponderExcluir
  5. E tem poeta aqui em Pedreiras tem?

    ResponderExcluir
  6. Para um bom entendedor, somente meia palavra basta. Kleber Lago, o maior intelectual vivo, sem esquecer a memória do poeta João Barrêto, fora muito feliz em suas palavras e, pelo visto deu uma lição de ética e moral ao seu colega de letras e mebro da Academia de Pedreiras.
    Mais do que uma lição de respeito, Kleber Lago deu um puxão de orelha no companheiro e mostrou-lhe a diferença de ser poeta e "fazedor de versos".
    Sobre o texto de Katyane Leite, muito e oportuno, uma pessoa que poderia participar com mais frequência aqui no blog, pela sua coerência e imparcialidade diante dos assuntos na cidade.

    Professor R. Rios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professor o senhor deve esta mal informado o neto arrais não é membro da academia pedreirense de letras. Jesus da Silva

      Excluir
  7. existem coisas que eu não entendo:
    1° porque que eles estão apelando ao mesmo tempo que dizem que já ganharam?
    2° eles realmente acreditam que vão conseguir alguma coisa positiva agindo como cretinos?
    3° será se já esta na hora deles estarem desesperados? (essa eu tenho resposta, é sim!)
    4º e ultima, quem diabos guardaria em casa um livro que contenha uma poesia tão cachorra quanto essa? uma pessoa que faça isso é tão medíocre quanto a própria "poesia"!

    ResponderExcluir
  8. PODE BATER.
    SIMPLÍCIO É IGUAL A OMELETE, QUANDO MAIS BATE MAS CRESCE.

    ResponderExcluir
  9. E eu... o que faço com esses números¿¿¿¿?
    Eu... o que faço com esses números?????

    Em Slz.

    ResponderExcluir
  10. Eita Cumpadi Totonho, tá danado, se nóis não fala do home o home cresce, e si nóis bate ele cresce do mesmo jeito, cuma é que pode? O que nós fais?

    Dep. Raimudo Louro.

    ResponderExcluir
  11. A saber, nem só de rimas brota uma poesia; tampouco de esdrúxulas palavras nasce um poeta. Entrementes, o que surpreende não é alguém querer ser poeta, mas sim, ver tantas pessoas, cultas e não-cultas, chamando qualquer coisa de poesia ou qualquer pessoa de poeta. Mas, é consensual na democracia das letras, escrevemos o que queremos, todavia, é imperativo as críticas advindas de tal ato, sobretudo, quando ousamos em detrimento de outrem. É possível afirmar, também, que a grande beleza de uma poesia não está em meio a um amontoado de palavras que os sons simplesmente se combinam. Ao contrário disso, de maneira bem coerente, acredito que a poesia consiste em expressar algo sublime, observado de modo único, singular e particular e isto é inerente a cada poeta. Em suma, poesia é aquilo que todo mundo vê, porém só um poeta sabe descrever, não através de uma mera obviedade, mas através de uma infinita possibilidade.

    ResponderExcluir
  12. simplico continua um babão e oportunista. a radio dele fechou e não pagou ninguem o klebinho vai fechar a rádia dele como fez o candidatuzinho a prefeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus quanta inveja.

      Excluir
    2. e tem mais, nao pagou ninguem e nunca deu valor a prata casa, ele nunca deixou tocar um musica de cantor pedreirense e nem comercial com os locutores locais. e agora quer voto, volta pro teu bacabal, caraq de pau!

      Excluir
    3. Eta agora "RÁDIA"...primeiro vai aprender o português.

      Excluir
  13. UM ARTISTA QUE TEM 120 MÚSICAS GRAVADAS, 250 POEMAS ESCRITOS, 80 ARTIGOS PUBLICADOS EM JORNAIS, VÁRIOS ARTIGOS NA REVISTA CARAS E NOMES. MÚSICAS EM PARCERIAS COM: PAULO PIRATTA, TUTUCA, NETO DO KAVACO, EDIVALDO SANTOS, ZÉ LOPES, TOM CLÉBER, RUAN E RAFAEL, NOSLY, CESAR ROBERTO ETC. UMA HISTÓRIA DESSA SE FOSSE MENTIRA JÁ TERIA SIDO REVELADA. INVEJA É BICHO BRABO, PECADO CAPITAL. O CARA É UM SUCESSO E ISSO INCOMODA MUITA GENTE! COMO PEDREIRENSE ME ORGULHO DE TER UM CONTERRÂNEO DESSE QUILATE E QUE LEVA O NOME DA NOSSA CIDADE POR ONDE QUER QUE ANDE. SARNEY É MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, VÁRIOS LIVROS LANÇADOS E DE SUCESSO MUNDIAL E EM ESPECIAL NA FRANÇA, AINDA ASSIM DIZEM QUE ELE NÃO ESCREVE NADA, SÓ PORQUE ELE É POLÍTICO. SANTA PACIÊNCIA.

    WILSON SANTOS
    AV RIO BRANCO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PENSEI QUE TIVESSE FALANDO AI EM CIMA DE NO MÍNIMO ROBERTO CARLOS OU FÁGNER, PRA SABER PRECISAMENTE A QUANTIDADE DE "OBRAS"..FAÇA O FAVOR.

      Excluir
  14. ele tem parcerias com o famoso que?
    uma música conhecida, e um monte de fracassos, 80 artigos em revista de fofocas!grandes coisas,conheço um mendigo que já fez mais, e ninguém reconhece só porque ele é pobre!
    e quanto a Sarney, com o dinheiro dele, eu publicava livro até na Lua, isso é só questão de marketing, quem já leu um Livro de Sarney sabe, ele é um lixo com uma caneta na mão!

    ResponderExcluir
  15. WILSON SANTOS - PAUL GETTY
    FAZENDO AUTOELOGIO

    ResponderExcluir
  16. Kleber Lago não puxou a orelha do Neto Arrais, que nem morar aquiele mora. Kleber Lago puxou a orelha de Paul Getty. Para um bom entendedor...

    Professor R. Rios

    ResponderExcluir
  17. Simplicio e Paul Getty = Iguais em tudo...
    Gente, vamos viver e tocar nossa vida, deixa esses caras que já mamaram tanto: um nas tetas da saúde do Estado e o outro nas tetas de várias prefeituras.

    Biro Biro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biro Biro=Paul Guetty querendo aparecer

      HackerX9

      Excluir
  18. Um cabra com 120 musicas 250 poemas tudo feito por ele,na verdade se isso fosse verdade ele era um dos super humanos. Esse poeta de mentirinha solta cada lua.. Ass: lago da onça

    ResponderExcluir
  19. Olha pelo visto poul gueti é mais famoso que joão do vale!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai meu ovos, ai dentro rssrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Quero ver ter música gravada com Zeca Baleiro, Vander Lee, Lenine, Maria Gaddu, Paula Fernandes, Caetano Veloso, Gil, Roberto Carlos e outros. com esse bando de cagão até eu posso ter música gravada.

    ResponderExcluir
  21. Membro da academia de letras de pedreiras é o poeta zé roberto.

    ResponderExcluir
  22. Esclareço que no contexto de minha mensagem à amiga Katiane Leite não se insere pretensão de atingir qualquer pessoa individualmente, pois isso não é do meu estilo. O que fiz foi apenas expor o meu pensamento a respeito do que considero verdadeiro poeta e sobre a minha condenação a quem, talvez até por pobreza vocabular, tenha necessidade de baixar o nível de linguagem e se servir do calão como forma de pedir atenção para o que escreve, principalmente, quando a intenção da mensagem é desacreditar uma pessoa humana perante a sociedade. Quem quer ser poeta e aceito como tal, tem que entender que poesia existe em tudo e está em qualquer lugar, mas que a forma de exprimi-la é que determina o valor de quem a revela. Veja-se que SEXO, tratado com expressões grosseiras, se torna mera pornografia; já tratado com certa delicadeza e sutileza nas palavras, pode se sublimar como expressão de poesia e arte. Para falar e escrever o que o povo vai ouvir e ler, bom seria se todos nos pudéssemos mirar nos exemplos de Cícero, o grande orador latino, que tanto na aspereza que utilizou contra Catilina, quanto na delicadeza com que defendeu Árquias, Macelo e Ligário, deixou ao mundo um grande exemplo de como se pode ser elegante no dizer oral e escrito, em respeito ao ouvinte e ao leitor.

    Kleber Lago

    ResponderExcluir
  23. meus caros amigos essa confusão toda é só porque o simplicio está coçando o xulé de vocês fiquem calminhos que em breve estemos todos amigos pedindo licença pra entar na prefeitura.simplicio como educado e gente fina vai deixar vocês entrarem bando de babacas sou 23 23 23

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.