FESTA NO INTERIOR

 

Por: Joaquim Filho 

A noite de quinta-feira, do dia 20 de setembro de 2012, ano de eleições para escolha de prefeito e vereadores, na cidade de Pedreiras, teve o seu dia mais movimentado desde o dia que se iniciara a campanha eleitoral; pois, para todo lado que se ia nessa cidade tinha uma movimentação dos grupos políticos, ou seja, das coligações que disputam a tão desejada Prefeitura Municipal de Pedreiras. 

Se você fosse para o lado do campo do boiadão, lá estava o grupo do 28, que tem o médico Walber Rodrigues, esse que faça sol ou faça chuva, o homem continua firme na resistência de quem bateu o martelo e diz: “Se o “Rei” disse que eu sou o candidato por estar melhor nas pesquisas, então, o candidato serei eu, pois Rei que é Rei deve ter somente uma palavra.” 


Quem circulou para o lado do Parque das Palmeiras, logo no início do Bairro, presenciou uma aglomeração de pessoas que estavam concentradas e esperando as palavras dos candidatos a vereadores e do líder maior do grupo, o Deputado Federal Simplício Araújo, 23, também candidato a prefeito de Pedreiras, que vem aos poucos galgando espaço e assustando alguns figurões da política local, fazendo uma política inovadora e uma campanha com poucos recursos econômicos.


Quem ousou ir mais à frente e adentrar o Parque das Palmeiras, encontrou outra multidão de pessoas com bandeiras em punho e, num grito de “guerra”, pronunciavam o número do seu líder maior e candidato a Prefeito de Pedreiras, 10, 10, 10, numa palestra bastante festiva, onde os fogos de artifícios anunciavam a cada discurso que o empresário Totonho Chicote vem a cada dia mais firme na conquista do Poder Executivo.


Mas a grande sensação da noite ficou a cargo do mais novo candidato a prefeito de Pedreiras, o ex-secretário de saúde Ivaldo Lima, ou simplesmente Lima (agora é 15), esse que há dias vem tentando uma luta na justiça, o direito, ou quem sabe uma vaidade de também ser candidato a prefeito de Pedreiras través de decisões judiciais oriundas da capital do Estado, já que se dependesse da Justiça Eleitoral local, o rapaz voltaria para a bomba da SUCAM (termo pejorativo usado pelos adversários, pelo fato de Lima ser servidor da FUNASA) e não entraria nesse pleito de 2012, que já entrou para a história de Pedreiras, como a eleição mais confusa, problemática, caótica, amoral, indecisa e neurótica. 


Através de uma liminar em mãos que fora expedida pela Justiça Eleitoral de São Luís, o candidato Lima, que tem o aval do prefeito de Pedreiras, o médico Lenoilson Passos, reuniu o seu grupo numa monumental carreata e desfilou pelas principais ruas de Pedreiras, encerrando-se no bairro do Diogo e, lá, falou aos presentes que é candidato, que conta com o apoio dos seus candidatos a vereadores, amigos, correligionários e todos que querem ver a continuidade do governo Lenoilson Passos, por acreditar ter sido o melhor para Pedreiras. 

Agora ficam as perguntas que não querem calar: como fica a campanha eleitoral a partir de agora de todos os grupos? Nesse jogo de pula, pula, quem agora apoia quem? Como ficariam os números numa pesquisa eleitoral com a entrada de Lima? Com a entrada de Lima, Walber continua candidato? Alguns funcionários contratados e que têm cargos de confiança que já estavam no grupo do 23 e do 28 estavam na carreata de Lima, com a bandeira do 15. E aí? 

Essas perguntas vocês vão responder para o Cabeça de Cuia ou para o Pequapá, quando forem tomar banho ou arejar a cuca lá no Rio Mearim. 

12 comentários:

  1. O lima é candidato? Num tô intendendo mais nada. Pra que serve juis mesmo numa cidade?

    ResponderExcluir
  2. E como já é de se esperar , as palestras de Totonho com total apoio do povo de Pedreiras , AGORA É 10 !

    ResponderExcluir
  3. O juis deu entrevista e disse que num tem nada resolvido. Agora que num entendo nada, disse que só na outra semana sai o resultado. quer dizer que quem é 15 essa semana na outra semana pode debandar pro 28 ou 23 é o pula-pula como dis o poeta ai no testo.

    ResponderExcluir
  4. Lima, o único candidato do mundo que tem uma chapa de vice e outra de prefeito! daqui a pouco sai candidato ate na Trizidela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se ele quisesse concorrer com o Raimundo louro kkkkk pq aqulele ali ta desesperado por uma brecha em alguma prefeitura, é mulher, filho, cachorro e papagaio espalhado pra todo lado

      Excluir

  5. Lenoilson pro que tu fez isso comigo?
    Eu ja tava decidida a votar no simplicio e voce me mandou chamar pra essa carreata dizendo que tinha ganho e que o Lima era candidato pra valer.
    Agora o Juiz diz que não tem nada resolvido e aqui todo mundo diz que o Walber ganha na justiça e Lima não será candidato.
    Como é que eu fico agora, pois já tinha até dito pro simplicio que meu voto é dele. Desculpe viu Dr.lenoilson, mas você tá brincando com nossa cara e eu não vou mais nisso não.

    ResponderExcluir
  6. Mais só faltam 14(quatorze) dias para a eleição!!!Só se o medico Lenoilson vai comprar uma LIMINAR para adiar a eleição de Pedreiras,pois é pouco tempo pra conseguir recursos pra campanha do limão.Ou será que VEM RECURSOS DO ALEM? já que dizeram que "não vão sangrar os cofres da prefeitura"

    ResponderExcluir
  7. kkkkk... se lima é candidato eu não sei, mas que tem gente pulando pro 10 , isso tem ! O povo já cansou dessa palhaçada que estão fazendo...

    ResponderExcluir
  8. No que diz respeito à ética, o brasileiro, hoje, se vê desfavorecido e tomado por uma indignação não tímida, mas impotente ou insignificativa.
    Dignidade esta que, se limita a ser presenciada, dada a condição de subordinação consciente pela qual optou-se viver.
    Nossos mecanismos de organização em sociedade não nos possibilitam acreditar mais em um “país de todos”. A idéia de se ver os padrões de boa conduta esperados em nossos líderes se torna descartável e a esperança – o direito – de se vivenciar a ética é manchada pelo que se assiste quase que diariamente.
    Os escândalos denunciados nos noticiários refletem as diretrizes pelas quais a ética realmente é fundamentada; O dinheiro e o egocentrismo característico pelos interesses individuais são as duas únicas razões. Ao menos é o que se manifesta no nosso cenário político. Sim, pois o que seria da fé sem as obras? De mesmo modo, o que seria da teoria – do registro de nossa constituição federal – sem a prática?
    A falta de ética, porém, existe desde os primórdios da geração humana, mas ressalta-se, aqui, o argumento de que uma vez que o estado de civilização seja fundado as propostas decorrentes no que abarca a justiça e o bem comum devem ser rigorosamente respeitadas, de modo que, ou segue-se a ética ou sujeita-se, incondicionalmente, às prescrições corretivas da lei.
    O fato é que a lei não mais atrai o juízo de um povo ridicularizado por seus próprios métodos: calar-se e seguir adiante, casualmente comentar / reclamar. Os desvarios de entidades e/ou algumas pessoas desfocadas da ética podem ser combatidos contrariando o que para pouquíssimos é bom e salutar, afinal, a conquista da ética e a luta para segui-la são paradoxais.
    David Saleeby
    Que Justiça é essa? Quu poder é esse que essas pessoas “acham que tem”? E O POVO QUE SE CALA COM TAMANHO DESRESPEITO? Qual o crime cometido pelo candidato 28 para ser caçado sua candidatura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÓ TER DESISTIDO 6 VEZES DA CANDIDATURA.....AÍ QUANDO ELE VIU QUE O PREFEITO TINHA CANSADO DA PALHAÇADA DELE, RESOLVEU FICAR SÓ DE BIRRA, MENINO DO BUCHÃO, LITERALMENTE.......KKKKKKK

      Excluir
    2. Cansado (o deus?), caro anônimo a melhor coisa que aconteceu para Dr. Walber foi afastar-se dessa corja, pois pareciam uns abutres enfurecidos e raiovoso querendo, melhor, não largar o osso, com medo de quando entrarem na secretaria de saúde descubrirem as falcatruas existentes. Ninguém alguenta trabalhar 24h com cobras cascavéis prontos pra dá o bote. Dr. Lenoilson quando diz que é honesto pode até ser, mas seus secretários há de se questionar e em bem pouco tempo isso será feito.

      Excluir
  9. População Pedreirense vamos nos mobilizar contra esse ato INDIGNO, CORRUPTO. Não é somente o candidato 28 que sai perdendo, mas sim todo o nosso povo, pois como vamos vibver em uma cidade onde se compra a LEI? Onde simplismente por ter dinheiro (milhões) para investir numa campanha acha que pode fazer o que quiser e ser o prefeito na hora que achar que deve.
    VAMOS FAZER UMA CAMINHADA TODOS JUNTOS O 23, O 10 E O 28, TODO O POVO DE PEDREIRAS QUE É CONTRA ESSA FALTA DE RESPEITO, E MOSTRAR QUE NÃO SOMOS ALIENADOS, QUE NÃO ACEITAMOS SER COMPRADOS TAMBÉM. VAMOS GRITAR QUE NÃO ACEITAMOS ESSE ATO INCONSTITUCIONAL. MOSTREMOS NOSSA INDIGNAÇÃO TODOS UNIDOS. LÍDERES OU REPRESENTANTES DAS COLIGAÇÕES DO 28, 10 E 23 VAMOS NOS ORGANIZAR EM UMA MACHA UNIDOS CONTRA ESSA ILEGALIDADE....

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.