A VIDA E A LIDERANÇA


Ser LÍDER e ser POLÍTICO é muito simples mas, nascer para ser LÍDER e POLÍTICO sério e honesto, ter um ideal que perdure por toda a vida não é muito comum. Quando aqui falo de vida e liderança, seriedade e honestidade, juntando a tudo isso o IDEALISMO me refiro a seres honrados e de princípios éticos que sempre lutaram por uma palavra mágica: “LIBERDADE!...”. Entre esses homens com esses perfis e já mortos quero citar e destacar os nomes de: LEONEL DE MOURA BRIZOLA, JACKSON LAGO e NEIVA MOREIRA”, Pedetistas e fundadores genuínos do PDT – PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA, a nível nacional e, principalmente no MARANHÃO.

Homens ilustres e que sacrificando suas vidas na época negra (era do chumbo) foram exilados, nos casos de LEONEL BRIZOLA e NEIVA MOREIRA. Já no caso de JACKSON LAGO, médico e Professor Universitário da UFMA, dedicou sua vida em defesa dos menos favorecidos. No exílio LEONEL BRIZOLA visitava países socialistas e encontrava-se com as classes trabalhadoras. NEIVA MOREIRA, por sua vez editava sua revista “CADERNOS DO TERCEIRO MUNDO” e sem perder o foco da LIBERDADE denunciava, em sua grandiosa obra, a ameaça, a humilhação por que passavam os povos oprimidos pelas ditaduras militares. Isso fez parte no exílio em que viviam e onde jamais deixaram de pensar no BRASIL.

Ao serem anistiados e de retorno ao BRASIL, pisando em solo amado, deram continuidade as suas lutas em prol da REDEMOCRATIZAÇÃO do país e com apoios de homens de responsabilidade e de expressão nacional, que aqui ficaram e lutaram, ouso citar os nomes: TEOTONIO VILELA, ULISSES GUIMARÃES, TANCREDO NEVES, MIGUEL ARRAES e que me perdoem os outros não citá-los, mas que unidos buscaram lutar em defesa de VEZ e VOZ para o povo brasileiro vítima de tal institucionalidade.

JACKSON LAGO e NEIVA MOREIRA, maranhenses, um de PEDREIRAS e o outro de NOVA YORK, tiveram algo de comum em suas vidas e durante suas existências e por onde passaram lutaram contra as forças oligarcas que sempre e perversamente dominaram o MARANHÃO. Em todos os momentos de suas vidas, por onde estiveram levaram consigo um brilhantismo especial e deram suas mensagens com uma linguagem por todos conhecida, sem rodeios, sem mentiras, sem invenções, sem grandezas, mas apenas falavam como sair da escravidão eterna que sempre lhes fora imposta pelas forças de opressão.

JACKSON LAGO por cerca de 45 anos foi o grande democrata do Maranhão. Em seu linguajar, em seus discursos inflamados e conscientes empolga a cidade de SÃO LUIS e seus habitantes. Conseguiu, então impor estrondosas derrotas ao grupo dominante por repetidas vezes e a ILHA DE UPAON AÇU, ficou conhecida como a ILHA REBELDE. Suas palavras de libertação encontraram eco em todos os municípios do Maranhão. Conquistou a todos, entenderam sua mensagem e foi eleito GOVERNADOR e começou sua tarefa árdua de consertar o que de há muito merecia ser consertado de. Deu novos rumos ao ESTADO e começou pela EDUCAÇÃO e fez construir colégios de segundo grau em quase a totalidade dos municípios. A SAÚDE apareceu com uma cara nova com a construção do primeiro hospital regional de referencia em PRESIDENTE DUTRA, e tinha projeto para construir mais quatro. Fez convênios com prefeituras para a construção de 53 novas unidades hospitalares de bom atendimento deixando recursos depositados em cada MUNICÍPIO. A agricultura foi entregue nas mãos de um agricultor o que ocasionou uma produtividade exuberante. A infra estrutura teve suas estradas recuperadas ou foram construídas novas, originando com isso o escoamento de produções. Os setores governamentais começavam a tomar e dar novos passos e inúmeros projetos para o MARANHÃO foram conseguidos.

Mas diz o ditado: “NEM TUDO QUE RELUZ É OURO”. Ou sintetizando: “NEM TUDO QUE É BOM DURA PARA SEMPRE”. A revolução que JACKSON LAGO impunha ao MARANHÃO em apenas dois anos de governo, gerou a revolta do grupo dominante e numa articulação sem precedentes, da má fé de HÉLIOS GRÁU, o legítimo GOVERNADOR do MARANHÃO foi deposto. Depuseram um homem sério, honesto e idealista e que caminhava no rumo certo. Esqueceram que não só cassaram os votos de JACKSON LAGO, mas, principalmente do povo que nele acreditou e que nele votou.

Trizidela do Vale-MA. 26 de maio de 2012
KARIADINE MAIA

5 comentários:

  1. A TEORIA TAI.
    AGORA, QUEM ESCREVE UM TEXTO DESSE DIZER QUE PODE APOAIR PAULO MARATA...????
    ESCREVER PARECE MAIS FACIL QUE PRATICAR HEIN.

    ResponderExcluir
  2. Quem viver veráe ssa Mulher ai jamais se uniria a esse grupo em Trizidela.Confio nessa guerreira acredito q o que ta escrito ai é verdade.Kariadine só voto se for em vc,caso contrario voto NULO,porque o resto é resto...

    ResponderExcluir
  3. Dr. Allan Roberto28 de maio de 2012 21:49

    Parabéns pelo brilhantismo do artigo, Kariádine.
    Aproveito para parabenizar pela coragem e persistência na árdua luta por dias melhores para Trizidela e sua gente. Você é guerreira e merece minha admiração e respeito.
    Abraços socialistas!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha prefeita estou com vc,sei da sua coragem,não foge a luta estaremos juntas e dia 7 de outubro é 12,12,12,12,12,12,12,12,12,12.

    Professora Complexo

    ResponderExcluir
  5. Tenho plena convicção que estas que este texto não é de autoria desta Pedagoga, pois se bem a conheço aposto que tais palavras são da testa de ferro Elioenai. Esta pedagoga kariádine deveria ter vergonha em mostrar apoio a certo sanguinário que tanto esmagou trizidela.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.