PESQUISA DIZ QUE TOTONHO CHICOTE ESTÁ NA FRENTE

Pesquisa realizada por iniciativa própria da empresa BMO: Brasil Marketing e Opinião. O Instituto ouviu 502 entrevistados de Pedreiras-MA nos dias 09 e 10 de maio de 2012. A Margem de erro para este levantamento foi de 3,8% para mais ou para menos.

Pesquisa devidamente registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 14/05/2012, e protocolizada sob o número MA-00021/2012, onde mostra um cenário amplamente favorável ao candidato TOTONHO CHICOTE (PRB) na disputa pela prefeitura de PEDREIRAS-MA. 

Metodologia de pesquisa:

Amostragem quantitativa estratificada nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, renda familiar e localização geográfica. A pesquisa foi realizada com eleitores a partir de 16 anos de idade, com entrevistas pessoais domiciliares e questionários previamente elaborados de acordo com o objetivo do estudo, realizado por pesquisadores da BMO treinados para abordagem desta natureza. 

Pesquisa realizadas nos seguintes bairros e povoados: São Francisco, 8,96%; Engenho, 8,96%; Parque das Palmeira, 6,18%; Mutirão, 7,97%; Seringal, 8,96%; Centro, 8,37%, Matadouro, 8,96%, Boiada, 7,97%; Diogo, 7,97%, Goiabal, 8,17%, Alto São José, 3,58%; Sítio Novo, 3,98%; Marianópolis, 5,98%; São Raimundo, 3,98% 

No quesito ESPONTÂNEO onde se pergunta ao eleitor em quem ele votaria se a eleição fosse hoje, sem apresentar nenhum nome, veja o seguinte resultado abaixo:

ESPONTÂNEA

Totonho Chicote (43,42%)
Dr. Válber (8,16%)
Lima (4,99%)
Simplício Araújo (2,99%)
Klebinho Branco (1,39%)
Jacinto – JR Construções (1,20%)
NS/NR (37,05%)
Nenhum Destes (0,80%)

No cenário ESTIMULADO, onde são apresentados 06 nomes de pré-candidatos, a pesquisa aponta o seguinte resultado, veja abaixo:

ESTIMULADA

Totonho Chicote (58,77%)
Dr. Válber (10,75%)
Lima (6,18%)
Simplício Araújo (4,58%)
Klebinho Branco (2,59%)
Jacinto – JR Construções (1,20%)
NS/NR (15,93%)

REJEIÇÃO

Jacinto – JR Construções (14,34%)
Klebinho Branco (10,96%)
Lima (10,96%)
Dr. Válber (5,38%)
Totonho Chicote (4,98%)
Simplício Araújo (1,59%)
NS/NR (51,79%)

COMO AVALIAM A ADM. DO PREFEITO LENOILSON

Ótima (0,20%)
Boa (24,30%)
Regular (32,27%)
Ruim (21,91%)
Péssima (20,92%)
NS/NR (0,40%)

CENÁRIO ENTRE (Totonho Chicote x Jacinto JR x Simplício Araújo)

Totonho Chicote (65,13%)
Jacinto JR (3,19%)
Simplício Araújo (7,97%)
NS/NR (23,71%)

CENÁRIO ENTRE (Totonho Chicote x Klebinho Branco x Simplício Araújo)

Totonho Chicote (64,74%)
Klebinho Branco (4,38%)
Simplício Araújo (7,37%)
NS/NR (23,51%)

CENÁRIO ENTRE (Totonho Chicote x Lima x Simplício Araújo)

Totonho Chicote (64,14%)
Lima (6,98%)
Simplício Araújo (7,37%)
NS/NR (21,51%)

CENÁRIO ENTRE (Totonho Chicote x Dr Válber x Simplício Araújo)

Totonho Chicote (62,56%)
Dr Válber (10,35%)
Simplício Araújo (7,97%)
NS/NR (19,12%)

CENÁRIO ENTRE (Totonho Chicote x Candidato do Prefeito Lenoilson)

Totonho Chicote (66,73%)
Candidato do Prefeito (5,38)
NS/NR (27,89%)

UTILIZA COMPUTADOR E INTERNET

Utiliza (9,36%)
Não Utiliza (90,64%)

BLOG QUE MAIS ACESSA (para quem utiliza computador)

Blog Pedras Verdes (25,53%)
Blog do Paul Getty (10,51%)
Blog do Elcinho (6,26%)
Blog do Moisés Abílio (6,38%)
Todos (12,64%)
Nenhum deles (38,68%)

21 comentários:

  1. Sei não, só sei dizer que ninguém perguntou em quem eu voto. Essa pesquisa passou por onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio do Mercado21 de maio de 2012 17:04

      Eu confio em pesquisa, desde que seja garantida a metodologia científica.

      Excluir
  2. Se continuar desse jeito...a eleição ta ganha pelo totonho....mais eu particulamente acho que ele NÃO vai ser um bom prefeito...

    mais que vai ganhar ele vai....

    ResponderExcluir
  3. Conheço o instituto que fez a pesquisa é sério, tem crediubilidade.

    ResponderExcluir
  4. Eu só quero dizer que eu moro no seringal e ngm passou aqui perguntando, essa pesquisa ai..não sei não

    ResponderExcluir
  5. JA ERA O GRUPO DE LENOILSON EU NAO VOTO EM TOTONHO MAIS RECONHEÇO QUE ELE VAI DAR UMA TACA NO GRUPO DO LENOILSON

    ResponderExcluir
  6. ELEITOR ANALISA A PESQUISA PASSO A PASSO:

    COMO EU GOSTARIA DE ACREDITAR EM CERTAS PESQUISAS, MAS CONFESSO QUE NÃO ME DOU A ESSE LUXO DEVIDO NÃO AS EMPRESAS QUE AS DAZEM, MAS DAS PESSOAS E DOS INTERESSES DAS MESMAS QUE ESTÃO POR TRÁS.

    NADA ENTENDO DE PESQUISA ELEITORAL. POUCO MENOS DE NÚMEROS, CÁLCULOS, PERCENTUAIS E TAL.

    NÃO ACREDITO NESSA PESQUISA PORQUE ELA NÃO CONDIZ COM A NOSSA REALIDADE. POIS, SE NÃO ENTENDO DE CÁLCULOS E NÚMEROS, ENTENDO SIM, DA REALIDADE POLÍTICA DA MINHA CIDADE.

    NADA CONTRA TOTONHO CHICOTE, SIMPLICIO ARAÚJO, LIMA, WALBER, JACINTO, KLEBINHO, OTACILIO, SOCORRO LEITE, RAIMUNDO LOURO, FÁTIMA VIEIRA E TODOS OS PRÉ-CANDIDATOS DE PEDREIRAS.

    MAS VEJA BEM:

    "Pesquisa realizada por iniciativa própria da empresa BMO: Brasil Marketing e Opinião." SIM, QUAL O INTERESSE TEM ESSA EMPRESA DE REALIZAR PESQUISA ELEITORAL AQUI EM PEDREIRAS? QUEM É A PESSOA RESPONSÁVEL PELA MESMA? QUEM A CONTRATOU? ONDE ESTÃO OS FORMULÁRIOS COM AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS SOBRE A MESMA? E VAI....

    ORA, SENHORES E SENHORAS, NUMA CIDADE QUE TEM MAIS PRÉ-CANDIDATO DO QUE ELEITOR, COMO UM PRÉ-CANDIDATO PODERÁ SAIR NA FRENTE COM UMA MARGEM PERCENTUAL TÃO GRANDE EM REALÇAO AOS DEMAIS.

    SE FOSSE UMA CORRIDA DE FORMULA UM, E OS COMPETIDORES FOSSEM AIRTON SENNA E RUBINHO BARRICHELO, AI EU PODERIA ACREDITAR NUMA DISTÂNCIA TÃO GRANDE EM REALÇÃO A AINRTON SENNA DOS DEMAIS.

    COMO TOTONHO NÃO É AIRTON SENNA E OS DEMAIS NÃO SÃO BARRICHELO, NÃO POSSO ACREDITAR NESSA PESQUISA.

    "Jacinto – JR Construções (14,34%)" NÃO MORRO DE AMORES PELO SR. JACINTO, MAS NÃO ACREDITO QUE UMA PESSOA QUE NÃO TENHA PASSADO POLITICO E NUNCA TER FEITO MAL A NINGUÉM E À SOCIEDADE TENHA TANTA REJEIÇÃO ASSIM.

    "Dr Válber (10,35%)". UM HOMEM QUE EU APRENDI A ADMIRAR MAIS DE PERTO E DESCOBRI QUALIDADES QUE SÓ QUEM CONHECE QUEM CONVIVE COM ELE. NÃO ACREDITO NESSE PERCENTUAL PÍFIO DE WALBER EM RELAÇÃO A TOTONHO.
    PERGUNTO: QUEM É MAIS ÚLTIL COMO SER HUMANO PARA PEDREIRAS? TOTONHO CHICOTE OU WALBER COMO MÉDIDO?

    "Lima (4,99%)" É OUTRO DISPARATE. ESSA PESQUISA NÃO CONDIZ COM A REALIDADE. NÃO ACREDITO QUE LIMA ESTEJA SOMENTE COM ESSES PERCENTUAIS, POIS É CLARO E NOTÓRIO QUE O RAPAZ É O MENINO DOS OLHOS DO PREFEITO.

    SOBRE KLEBINHO, PODE SER QUE ESSES NÚMEROS SEJAM REAIS, POIS NESSA BRIGA NÃO O VEJO COMO UM FORTE CANDIDATO À BRIGA. PELO MENOS, AGORANÃO.

    ANALISTA.

    ResponderExcluir
  7. Sei não eim.. nas conversas que tenho na rua sobre política ainda não achei um eleitor pra dizer que vota em Totonho Chicote, e na pesquisa da esta diferença toda. Temos que ver também que o candidato do prefeito será um só e se somar os percentual dos outro a diferença não é tão grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tu moras em que rua satanás porque é impossível não ver ninguém dizendo que não vota em totonho ta louco ta? sai desse buraco tatu babão....

      Excluir
    2. Antonio do Mercado21 de maio de 2012 17:13

      Depende do ponto de vista! Pois, não nos é cobrado valor pelo exercício do voto, entretanto, pagamos 8 anos pelo voto errado. Daí a necessidade de esquecermos preconceitos, bandeiras políticas, e idealismos tolos. O importante é analisar qual candidato tem a melhor proposta e ver a capacidade e compromisso que ele tem de realizar o que prometeu.

      Excluir
    3. ÊÊÊÊÊ COMPADI PRA QUE TU TÁ CHAMANDO O OUTRO DE SATANAS????????? TU TÁ É LOUCO É ?

      Excluir
  8. Só não acredito nesta pesquisa por um único motivo: A pessoa que mandou fazer. Descredito total! ele mesmo faz, ele mesmo se enrola, ainda queima totonho. Cuidado Totonho... Esse daí, não tem escrúpulos... é mais um negociador quis... é um negociador nato! Não dá a mínima para seu povo, quer apenas tirar vantagem. Veja os que começaram com ele, nenhum quer mais ficar ao seu lado.

    Ele pode ter CREDITO$$$$ MAS, CRÉDITUUUU COM O POVO ELE TÁ LONGE DE CONSEGUIR.

    VIZINHO DO PAUL

    ResponderExcluir
  9. CONCORDO COM A PESQUISA, A REJEIÇÃO DO PREFEITO CONDIZ COM A NECESSIDADE DE MUDANÇA DO POVO E O POVO SE APEGA COM QUEM TEM MAIS CONDIÇÃO DE SER ELEITO: TOTONHO CHICOTE, ESTE, MUITO DIFICILMENTE SERÁ BATIDO, O GRUPO DO PREFEITO ESTÁ ANGUSTIADO, RETRATO DISSO É A POSTURA QUE TEM ASSUMIDO, QUER GANHAR A ELEIÇÃO SIMPLESMENTE COM O AUXILIO DA MÁQUINA.

    NESSE CONTEXTO, SIMPLÍCIO ARAUJO CRESCE E A TENDENCIA É QUE ELE FIQUE NA FRENTE DOS CANDIDATOS DO PREFEITO, SÓ ESPERO QUE ESSE GRUPO DO DEPUTADO FEDERAL, NÃO FAÇA A GRAÇA DE ENTREGAR O OURO.. NO FINAL..

    MESTRE DOS MAGOS

    ResponderExcluir
  10. Acredito que nesse primeiro momento Totonho esteja sim em primeiro lugar. Até por toda essa enrolação sobre quem vai ser o candidato do grupo Leno. Mas ainda assim é muito estranho essa margem de dianteira do Chicote nessa pesquisa. Sei não...

    ResponderExcluir
  11. Antonio do Mercado21 de maio de 2012 17:00

    O artigo 33 da Lei 9.504/97, conhecida como Lei das Eleições, autoriza entidades e empresas a realizarem pesquisas de opinião relativas aos pleitos ou aos candidatos, sendo obrigatório seu registro junto ao órgão da Justiça Eleitoral competente. O procedimento registral mostra-se necessário para autorizar a fiscalização e a divulgação dos dados da pesquisa.

    A pesquisa considera os aspectos metodológicos e os processos contemporâneos de formação das opiniões políticas e suas influências, objetivando, em síntese, analisar o desempenho e a aceitação dos candidatos ou partidos, traçando um perfil do momento, sob a ótica do eleitorado, elementos esses fundamentais para futuras e imediatas posturas dos candidatos, em suas campanhas, de forma a adaptarem suas propostas às expectativas dos eleitores.

    Em que pese toda a cientificidade do processo de pesquisa e os respecivos controles, inclusive legais, a divulgação desses dados corre por meio da mídia, da comunicação jornalística, elemento que pode influenciar junto ao eleitorado. Certo é que poucos são os receptores que entendem de estatística, do significado dos termos técnicos utilizados (percentuais, margem de erro, empate técnico) ou, mesmo, sabem usar os dados constantes dessa eficaz ferramenta.

    Há pessoas que desconfiam e desacreditam dessa análise da realidade, e, sob essa ótica, sempre que estamos diante de um novo processo eleitoral, com a realização de pesquisas, reiteram-se os conhecidos questionamentos: por que os resultados das diversas fontes de pesquisa não são coincidentes? Por que o resultado do pleito nem sempre coincide com aquele divulgado na pesquisa? Deve-se impedir divulgação de resultados às vésperas da eleição?

    Quanto a essas questões, há de se ter em mente que a análise da realidade eleitoral é momentânea, onde qualquer fato novo posterior tem influência para alterar o resultado apontado, e, também, que a pesquisa é realizada por amostragem, ou seja, de uma parcela representativa, o que, dadas as diversas variantes, pode justificar eventual erro, desvio ou não coincidência.

    Importante analisar, a reiterada polêmica da divulgação dessa avaliação realizada por meio de pesquisas, enquetes ou sondagens, em especial nos períodos muito próximos ao pleito, onde, há evidência, o resultado influencia de alguma forma uma parcela dos eleitores, particularmente àqueles que ainda não fizeram sua opção eleitoral.

    Identifica-se, neste contexto, o que se denomina de “voto útil”, ou seja, voto dado a certo candidato porque ele está na frente ou, como forma de protesto, àquele que não tem condições de ganhar. No primeiro caso, mostra-se evidente que partido ou candidato com melhor desempenho, à luz da livre manifestação de vontade do eleitorado, atrai outros e novos simpatizantes.

    Em pleno momento de análise e debates sobre a reforma eleitoral, esse é um tema que não pode deixar de ser apreciado, inclusive sobre a possibilidade de limitar-se, temporalmente, a divulgação das pesquisas, impedindo que ocorra próxima aos pleitos, resguardando a livre manifestação do voto.

    ResponderExcluir
  12. A mentira nunca vive o suficiente para envelhecer."
    Sócrates
    ...De acordo com Renato Russo, mentir para si mesmo é sempre a pior mentira.
    Apesar de não ser habilitada para desempenhar a função de analisar esta pesquisa eu discordo do resultado da mesma, levando em consideração a diferença do percentual entre os candidatos, além disso, através de uma conversa informal com o povo na rua, nos comércios, no trabalho percebemos que os resultados desta pesquisa não procede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, q isso, vcs são muito burros, falando da diferença de perdentual, vcs não estão olhando o NS/NR, q em algumas vezes da 23, 26%, a diferença absurda q vcs acham esatá ai...mas com certeza Totonho prefeito, rimou, kkkkkkk!!!

      Excluir
  13. Em maio de 2004 Dr. Walber então candidato a prefeito despontava com mais de 60% em todas as pesquisas realizadas e no final acabou ficando em terceiro na disputa pela prefeitura de Pedreiras. Não acredito que esses números sejam verdadeiros, espero que essas pesquisas sejam realmente feitas de forma séria e correta. E mais. Esse resultado, mesmo que seja verdadeiro não significa dizer que o Sr. Totonho Chicote já possa se considerar prefeito de Pedreiras, pois existe a pesquisa de largada e a pesquisa de chegada e muita coisa ainda vai acontecer no decorrer dessa campanha. Eu já vi esse filme com essas pesquisas exageradas em outras oportunidades, onde candidatos com menos de 3% acabaram ganhando a eleição. É esperar pra ver.

    COUTINHO NETO - RUA 07 532 - MUTIRÃO
    8106-9247.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada eleição é diferente Coutinho, os cenários mudam e a situação do momento também. Pesquisa é foto de momento. Acredito que o resultado do momento é esse, se vai se manter ou mudar é o processo eleitoral que vai dizer.

      Excluir
  14. simplicio araujo, eh o unico que tem um plano de governo ja elaborado e o mais convicente. seu perfil eh verdadeiro e veem de encontros com as necessidade de nossso municipio que sao muitas, os demais so querem a prefeitura para fazer de uma vaca leiteira.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.