HEMONÚCLEO - HEMOMAR DE PEDREIRAS PODERÁ SER FECHADO


SAIBA MAIS SOBRE O HEMOMAR, ABAIXO NO LINK
Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão

Rua 05 de Janeiro, s/n – Jordoa
Telefone: (98) 3216-1100 / 3216-1134
Disque-Sangue: 0800 280 6565
Horário para doação: 07:30 às 18:00 (Segunda a Sexta)
07:30 às 12:00 (Sábados)

São Luís-MA
CEP: 65040-450

A Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão – HEMOMAR é a instituição da SES responsável pela política de Sangue no Estado do Maranhão.

Ela é responsável pela programação, execução e coordenação das atividades da Hemorrede Estadual, dentro dos padrões exigidos pela Política Nacional de Doação Voluntária de Sangue. É responsável, também, pela coleta, processamento e distribuição de hemocomponentes para toda a rede hospitalar pública e privada da capital e municípios do Estado e através de ambulatório, presta atendimento hematológico especializado e multi- profissional.

Ao todo a Hemomar conta com 1 Hemocentro (em São Luís), 6 núcleos de hemoterapia (Imperatriz, Balsas, Caxias, Santa Inês, Pedreiras e Pinheiro) e 30 agências transfusionais nos municípios maranhenses.

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS.

Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, leia abaixo algumas orientações antes de decidir pela sua doação.

Uma informação importante é que a doação não é um meio para se testar para AIDS ou outro agente infeccioso, pois há um período entre a infecção e a sua identificação pelos exames laboratoriais, chamado de Janela Imunológica, que pode variar de semanas a meses dependendo do tipo de agente infeccioso. Durante o período de janela imunológica os testes laboratoriais revelam-se negativos e o agente infeccioso pode ser transmitido através da transfusão de sangue.

Portanto, se você estiver em dúvida se pode ou não doar sangue, leia mais os textos a seguir ou ligue para o DISQUE SANGUE - 0800-2820708. Da sinceridade e consciência do doador pode depender a saúde de quem receberá a transfusão de sangue.

Você pode participar doando sangue e/ou divulgando a importância da doação de sangue.

Na doação de sangue, até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.

Ambulatório

O HEMOMAR, em São Luís, realiza atendimento ambulatorial através de Serviço Médico Especializado em Hematologia, aos pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias, entre estes: portadores de Hemofilia,Von Wilembrand , Doença Falciforme, Doença de Gaucher, entre outros. Também é disponibilizado, a estes pacientes, atendimento em Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Nutrição e de Laboratório.

Como é feita uma doação de sangue?

A doação de sangue segue 5 passos básicos:

1- Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica.

2- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde, em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.

3- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.

4- Lanche: após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

Todas as pessoas podem doar sangue ?

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Requisitos básicos para doar sangue

Para doar sangue, você precisa estar com um documento oficial de identidade com foto (Poe de ser a sua identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg e não estar em jejum (evite apenas comer alimentos gordurosos nas 3 horas que antes da doação).

Algumas situações específicas impedem você, temporariamente, a doar sangue. São elas:

- Febre acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- 72 horas após uma extração dentária
- Tatuagem: impedimento por 01 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

O que é feito com o sangue após a doação?

Após a sua doação, seu sangue passa por alguns procedimentos para ficar apto a ser recebido por quem precisa. São eles:

1 -Fracionamento: A bolsa de sangue é centrifugada e separada em 03 componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma

2- Exames laboratoriais: são realizados exames para determinação do Grupo sanguíneo (O, A, B ou AB) e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue.

3- Liberação da bolsa: após a realização dos exames laboratoriais, a bolsa de sangue é liberada para transfusão.

4- Transfusão: É neste ponto que você está ajudando a salvar a vida de alguém. O seu sangue é utilizado principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.

Centros de Hemoterapia

IMPERATRIZ -MA
Rua Coriolano Milhomens,nº 42 – Centro
Fone: (99) 3525 -2737 

BALSAS-MA
Rua José Leão s/n- Centro
Fone(99) 3541 5666 

CAXIAS-MA 
Av. Valter Brito , s/n - Campo de Belém 
Fone: (99) 3521 - 1170 

SANTA INÊS- MA 
Rua da Pedra Branca s/n – Centro 
Fone: (98) 3653 – 0931 

PEDREIRAS -MA 
Av. Otávio Passos s/n –Goiabal 
Fone: (99) 3642 – 6845

PINHEIRO- MA
Rua Maria Pinheiro Paiva s/n – Santa Luzia 
Fone: (98) 3381 – 1491

3 comentários:

  1. Penso que as autoridades tem que fazer mais e mais campanhas sobre a doação e coleta do sangue. Nós quase não ouvimos falar da existência do hemomar, isso portanto não está no inconsciente coletivo, é preciso informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce já fez sua doação este mes?
      Voce já pediu pra alguém doar sangue hoje?
      Porque esperar das autoridades, só eles tem voz ou poder de convencimento?
      Vista-se de cidadão e saia de casa, faça sua parte e não espere que os outros façam por voce.
      Deixe de ser um mero telespctador.
      De um amigo que já foi salvo pela bondade de outros.

      Excluir
  2. CHICO SAUDADES MEU AMIGO..GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.