D. JACINTO BRITO É EMPOSSADO COMO NOVO ARCEBISPO DE TERESINA


Dom Jacinto é o sétimo arcebispo metropolitano de Teresina e foi padre durante 21 anos em Pedreiras e 14 anos bispo de Crateús. Na missa de posse do novo arcebispo de Teresina estão presentes 25 bispos e quase todos os padres da arquidiocese de Teresina. 

O Decreto do Papa Bento XVI foi lido durante a posse do novo Arcebispo de Teresina. “Desejosos de favorecer o bem de todos os fiéis e do novo pastor da Igreja de Teresina, visto que seu antecessor, o venerado pastor Dom Sérgio da Rocha, foi transferido para a diocese de Brasília [...] Agora dirigimos a nossa atenção para o clero e a todos os fieis desta arquidiocese. E tu, venerado irmão, roga ao Senhor para que te conceda um coração de alegria e paz.” 

  

Durante a posse, Dom Jacinto senta-se na Cátedra e recebe o Báculo das mãos de Dom Miguel, Bispo mais velho da Província Eclesiástica. 

O jovem Watson Dantas, 25 anos, membro EJC afirma que "A chegada de Dom Jacinto nos reserva grande expectativa, nos faz sentir grande esperança de um pastoreio que dê a juventude a atenção e confiança que ela merece. Acredito que será um pastor da juventude, que dará credibilidade ao jovem". 

Dom Jacinto em sua homília agradece a acolhida feita pelos teresinenses e afirma que está alegre pelo inicio do Ministério Pastoral da Arquidiocese de Teresina. "Muito obrigado pela acolhida fraterna. Estou aqui para caminharmos juntos! A vocês prediletos irmãos padres: agradeço-lhes a acolhida e a indicação de meu nome para esta Igreja. Diáconos permanentes como me alegra vê-los, nesta igreja, alguns com laços fraterníssimos nos unem. Caríssimas religiosas, novas comunidades, ate com o Carmelo. Aos jovens seminaristas, certeza do cuidado com formação, pois são o futuro desta Igreja", diz Dom Jacinto. 


A mãe de Dom Jacinto, Dona Inês, foi calorosamente pronunciada por Padre Tony Batista em sua saudação inicial como uma das principais presenças na posse do novo Arcebispo de Teresina. 

Dom José Haring, Bispo de Limoeiro do Norte (Ceará) afirmou que "Assim como São Francisco, Dom Jacinto procura ser amigo de todos. Durante muito tempo ele aprendeu a ser o bom pastor de todos. Nós sentimos que ele nos deixou, mas por outro lado, ficamos felizes, pois tudo que ele aprendeu no Ceará ele traz a vocês. O acolham com todas as riquezas espirituais que existem. O acolham com o coração humano. Bom início de seu pastoreio. E que cada vez mais seja o bom pastor para seus fiéis." 

Dom Alfredo Scháffler, Bispo da Diocese de Parnaíba, ressaltou que "Teresina é a capital brasileira onde o maior número de pessoas se declaram católicos. Diante desta responsabilidade, devemos nos dar as mãos para que sejamos um só coração."
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.