COMENTANDO A ENQUETE: Qual dessas pessoas você NÃO votaria nas próximas eleições?

Esta enquete é um levantamento de opinião que não utiliza método científico, não tem controle de amostra e depende da participação espontânea dos interessados. Ela, portanto, não configura uma pesquisa eleitoral. 

Nota sobre a enquete: o que diz a legislação

A Resolução 23.364 define, no seu artigo segundo, os procedimentos para enquetes e sondagens, muito comuns nos sites de internet. Elas não necessitam de registro desde que obedecidas as condições abaixo:

Art. 2º Não estão sujeitas a registro as enquetes ou sondagens.

§ 1º Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverá ser informado que não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado. 

§ 2º A divulgação de resultados de enquetes ou sondagens sem os esclarecimentos previstos no parágrafo anterior constitui divulgação de pesquisa eleitoral sem registro e autoriza a aplicação das sanções previstas nesta resolução.

Comentário geral:

Saber o que se passa na cabeça dos eleitores seria uma das formas mais fáceis do candidato não ter “furo” no seu orçamento de campanha, ou até mesmo, não perder tanto tempo apostando em pessoas que não lhe daria um voto. Conhecer o eleitor, conhecer sua opinião, é um processo que favorece ambos envolvidos. Para o candidato serve não apenas para tentar cooptar sufrágios, mas também, para que ele se programe e trace planos para atuar na política.

A oportunidade que estamos tendo com o advento da internet e as novas mídias sociais, não pode se perder na sombra da politicagem; devemos ampliar as discussões de forma responsável, pois, o que está em jogo, não é simplesmente um sonho de realização pessoal, mas sim, um programa de estruturação coletiva para o desenvolvimento e manutenção de uma comunidade. A enquete aqui desenvolvida tem um caráter espontâneo, sem aplicação de quaisquer métodos científicos, onde a demanda provém dos interessados.

As pessoas supracitadas no quadro são pré-candidatas nas eleições deste ano. Assim sendo, nós eleitores temos o dever de procurar conhecer quem administrará bem a nossa cidade.

A enquete foi iniciada no dia 24 de Abril e, finalizada em 03 de maio de 2012, com o seguinte questionamento: “Qual destas pessoas você NÃO votaria nas próximas eleições?”. A ordem e disposição dos indivíduos envolvidos na sondagem foram “randomizadas”, ou seja, havia uma constante permutação da disposição dos nomes avaliados na enquete. O site utilizado para hospedar a enquete foi “http://polldaddy.com”. Isso em respeito aos leitores do blog e, em favor da imparcialidade.

É interessante como “nasce” um candidato.

Se for rico ou de família rica: muito bom; ter possessões; ser agricultor, pecuarista ou empresário; ser graduado, principalmente em medicina - leva muita vantagem; comerciante ligado a associações; ter tradição política ou ser filho de político; ter fortes ligações estatais; estar no meio político, desenvolvendo ações assistenciais, principalmente ligado a igrejas – secretários, vereadores etc. – ser for da Saúde ou Educação, têm boas possibilidades do feto vingar.

Muitos são os meios que podem gerar um candidato, porém, destes, quase não se vê um “neonato” do cerne do povo. Hoje, dentre os possíveis elegíveis, o que temos mais próximos da comunidade é o senhor Ivaldo Lima, construído dentro do ninho da coruja, debaixo das asas do carcará. Fez da forte saúde o seu trampolim e da frágil necessidade do povo, o mar para se esbaldar. Méritos? Claro que sim, Lima aproveitou sua oportunidade, manteve os serviços funcionando, mesmo oscilantes, se segura no cargo e faz as vezes do prefeito. A rejeição apontada na enquete, também tem tudo haver com o desgaste da administração variante de Lenoílson, chegando a resvalar até nos outros pré-candidatos de seu grupo.

Jacinto Gonçalves é um nome que vem causando alvoroço, pois se encaixa perfeitamente dentro das proposições e perfil de candidato. Não seria tão difícil “vender” sua imagem com apoio da máquina da prefeitura e grupos comerciais e religiosos que ora o cercam. A sua aparência pudica e seu jeito turrão, assim como Lenoílson (falei turrão, não foi Tufão), não seria o maior empecilho, mas sim, seus laços“paternos” com o atual governo e sua entrada cianótica como pré-candidato, já passando do tempo de nascer.

Totonho Chicote tem fortes características comunitárias e religiosas. Empreendedor que assume riscos elevados, às vezes deixando de lado as consequências inseridas em seus projetos, fato este que vem atrapalhando seu desempenho político. Há receio de como poderia ser sua administração! Porém, não podemos avaliar com precisão sua vida de homem público. É um empresário de altos e baixos, investidor – apostador em um mercado aberto, assim com Jacinto.

Nota-se que Dr. Walber Rodrigues, pouco rejeitado, consegue colocar-se como uma opção forte na disputa eleitoral; médico com trabalho prestado na comunidade há vários anos, tem duas derrotas e duas vitórias em políticas; faz valer sua experiência no meio, mesmo tendo agarrados a si os malefícios do empresariado associado à sua conduta política. A fama de somítico, que alguns o dão, atrapalha um pouco seu desempenho, visto que, na política o bom candidato tem quer dar a até a alma.

Otacílio, Simplício Araújo e Klebinho apesar de situações diferentes perante a opinião pública têm baixa rejeição, sendo eles, figuras importantes para decisão do processo eleitoral. Simplício mostra a mesma determinação que o elegeu em sua desacredita campanha, busca apoio em uma importante força de Pedreiras, Dona Socorro Leite, e promete o mesmo emprenho que vem fazendo dele um político respeitado em nível nacional.

Klebinho tem uma história política que às vezes lhe foge por entre os dedos... Nesta política, parece correr atrás do prejuízo. Foi Vice-prefeito e atualmente estar Vereador, além de ser um empresário, detentor de meios de comunicação na cidade. Sua experiência política, os apoios de grandes políticos no Estado, aliados à força da mídia, fazem dele um dos nomes respeitáveis para esta eleição.

Raimundo Louro, anjo e demônio; amado e odiado; indubitavelmente é uma das grandes expressões políticas da região. Se para o bem o para o mal, se para defender seus interesses ou da coletividade, é um político que deve ser respeitado, pois tem um eleitorado constante. Seu jeito de administrar em épocas passadas, junto com uma administração conturbada, hoje o coloca com uma considerável rejeição, que mesmo assim ainda o põe bem classificado entre as pessoas sondadas na enquete.

Sabemos que analisar é muito complexo, pois na arte de analisar, o analista exprime a sua visão de mundo e conhecimento, embora tenha ou não a aprovação de outrem, que geralmente têm o direito e a liberdade de ser um crítico e formador de opinião.

A opinião aqui expressa, sem fundamentação teórica e científica acerca da enquete que se fez aqui no blog, merece a atenção e uma reflexão dos senhores e senhoras eleitores, com o direito de concordar, discordar ou quem sabe ampliar a discussão em prol de um bem maior para nossa comunidade.

11 comentários:

  1. Caramba, meu candidato está com 22,29% por cento.
    Fiquei triste agora, como é que vou dar o leite das crianças, lá em casa.

    poeta municipal

    ResponderExcluir
  2. Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.
    Buda

    Gostei muito do resultado desta enquete, apesar de não ser realizada através de métodos científicos tanto a enquete quanto a análise da mesma estão coerentes, ambas dão um panorama do cenário político atual.Certamente eu votaria em qualquer um dos três candidatos que apresentaram menor índice de rejeição,desde que não estivesse atrelado a interesses de um grupo em detrimento dos interesses do povo, mas..., é cedo ainda precisamos analisar o plano de desenvolvimento do município que os candidatos vão apresentar.

    ResponderExcluir
  3. Antonio do Mercado5 de maio de 2012 09:42

    COMENTANDO A ENQUETE: Qual dessas pessoas você NÃO votaria nas próximas eleições?

    Isto é um reflexo do prefeito atual de Pedreiras o povo não que mais votar no seu grupo, pois esta enquente mostra dados concretos, veja o total de opiniões 516 pessoas: Sendo assim 354 votos para a turma do prefeito e para Totonho Chicote/Raimundo Louro 146 e para o Deputado Federal Simplicio 16 votos. Esta é a minha Princesa do Mearim, Salve-se das mãos destes corruptos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria do Mercado5 de maio de 2012 14:04

      Sua analise é totalmente distorcida e tendenciosa!
      Ter recebido 16 votos negativos, não avaliza o Suplente de Deputado Simplincio Araújo, muito menos o credencia a intitular-se o melhor candidato a prefeito de Pedreiras.
      Provavelmente sua insignificância e representatividade política façam com que passa despercebido até mesmo em um pequena disputa como a dessa enquete.
      Um acidente político causado por uma orfandade coletiva ocorrida na ultima eleição também não coloca o nobre suplente de deputado, como o fiel da balança muito menos o político mais limpo do planeta.
      Simplicio meu filho, já foi a Época em que o povo acreditava em mentiras deslavadas apresentadas por políticos canalhas e aproveitadores.
      Pintar-se de salvador da pátria tendo um historico como o seu?
      Por mais que o Maranhão esteja em ultimo lugar em acesso a internet, mesmo assim hoje temos muito mais acesso as informação.
      Aproveite para refletir um pouco deputado saiba perceber onde lhe cabe.
      Um camelo só ira passar no buraco de uma agulha no Reino de Deus, aqui em Pedreiras é difíïíííícil!

      Excluir
    2. Maria Louca, nota-se sua raiva, não faça as coisas assim, essa enquete foi a mais coerente que já vi, e saiba a senhora que é muito semelhante as pesquisas que os pré-candidatos fazem e colocam no bolso para ninguém ver.

      A análise foi muito boa, pois chama para a discussão. Quanto aos 16 pontos se Simplício, isso não quer dizer efetivamente que seja um bom nome, mas também pode dizer que a população não o ver como um frutífero candidato, da mesma forma, Jacinto que teve a maior rejeição, pode-se interpretar-se que é um nome a ser batido, e que direcionamento dos votos a sua pessoa, indica quem vai ser o candidato da disputa.

      Veja o caso de Otacílio: Não desperta interesse, pois sabe-se que, não mas, poderá concorrer as eleições, visto que, caiu na lei da ficha limpa, assim, a população não o ver como candidato.

      São muitas as conclusões que podemos tirar da leitura dessa enquete, acreditem: esta forma de avaliar abre os olhos do povo, muito boa,condiz com a realidade e demonstra muito do que o povo tá pensando.

      Se eu fosse pré-candidato, tomaria muito cuidado com, Walber, pois se saiu muito bem na enquete e vem se saindo bem nas pesquisas é o mais preparado para a política, sem falar que junto com Totonho está com a chave da vitória na mão.

      Tomaria cuidado com Simplício, pois, vejam o feito que fez, muitos, de grande expressão e dinheiro no bolso já tentaram chegar a Câmara de Deputados e este moço o fez; desacreditado só com o vulto do Jackson em sua mala. Agora, articula entre os partidos e com certeza virá com um considerável recurso para esta campanha, com certeza tem que o apoie. Pois coragem já provou que tem.

      Klebinho, articulador perigosíssimo, sempre tem ficando do lado que ganha.... observem, muitos não consideram um grande político, mas o vejo muito forte na guerra dos bastidores.

      CONSULTOR TÉCNICO DA CASA DAS COELINHAS DE TRIZIDELA DO VALE,
      ATT, OBRIGADO.

      Excluir
  4. Gostei muito do embasanebto juridico apresentado pelo Pedras Verdes, era o que estava precisando para justificar as enquetes que faço no Blog. Em Poção de Pedras está cheio de pseudos juristas doidos para encontrar uma forma de calar o Blog do Carlinhos.

    Parabéns ao Blog Pedras Verdes pelo conteúdo de grande qualidade e que não deixa a desejar em nada aos blogs da Capital.

    Administrador do Blog do Carlinhos

    ResponderExcluir
  5. até parece que este blog está colaboarndo com os planos de r louro, que é exatamente queimar jacinto para que o candidato do grupo do prefeito seja lima ou walber, os quais seriam facilmente derrotados na visão chicote-louro, bom trabalho grupo chicote louro vcs botaram muita gente pra votar contra o jacinto, no dia da eleição muita gente vai votar a favor dele, aguardem...

    ResponderExcluir
  6. Essa deveria ser uma analise imparcial, mas não é. Ficou muito pessoal. Apreciem-na.

    Grupo da Situação – parece mais um bando de animais vorazes em busca de comida, ninguém respeita ninguém, é uma trairagem só. O chefe, faz bem esse papel. Nunca deixou claro suas preferências e num gesto de quem não tem poder de liderança, jogou a bola "pro murro" – “se virem, tô fora mesmo”!.

    Jacinto
    Tem muitas amizades, mas demorou decidir. É bem visto pela turma do Prefeito que não quer nem o Lima, nem o Walber; sua vinda bagunçou mais ainda a disputa dentro do grupo;

    Walber
    Tem votos, mas não é o candidato preferido do grupo do prefeito, nem tampouco do mesmo; pode ser vice do Totonho, pois merece a confiança do Deputado de quem já foi candidato a vice em outra eleição; pode decidir as eleições para o lado que bandear;

    Lima
    É o candidato preferido da família, da turma e do Prefeito. Tem se sobressaído no meio de tantos incompetentes; corre o risco de caminhar sozinho e se ferrar, pois ao longo destes anos, seu tutor, nunca lhe garantiu como candidato do grupo;

    Klebinho
    Corre por fora, nunca foi o queridinho do prefeito e se não fosse a mídia que dispõe certamente não seria sequer citado; tem cacife pra brigar de qualquer lado e a exemplo do Walber pesa na balança;

    Otacílio
    Sem comentários: tá ferrado;

    Grupo de Oposição – demorou se acertar por conta dos múltiplos acordos, mas tende a mostrar unidade e luta. Tem muito bala na agulha e mesmo contrariando parte de suas lideranças não devem aliviar pra cima da Situação. Na hora certa, vão zoar os partidários do Prefeito e botar fogo no circo.

    Totonho
    Vacilou no meio do caminho, quando afirmou que tava fora da disputa e por ultimo, ficou esperando uma aliança com o grupo do prefeito. Tá fechado com o Deputado e com essa aliança, fortaleceu sua base de ataque;

    Louro
    Quer emplacar a vaga de vice na chapa do Totonho, mas ta tendo uma enorme dificuldade pra escolher dentre seus seguidores quem poderá ser. Tá com tudo, sabe bem como jogar o jogo e tem uma base forte (os críticos do governante atual); “esse é o único que encarna a oposição ao Prefeito, os demais negociam”


    Grupo Neutro – tá em cima do muro, assistindo a briga e torcendo pra limonada azedar. Se puxarem um de lá da Turma da Situação, coisa que não é difícil, (basta ver o exemplo de Dona Socorro) podem dificultar as coisas pro dois lados. Como dizia o Brizola: “tão comendo pelas beiradas”

    Simplício
    É um bom candidato e joga apostando no futuro, tem consciência de que essa não emplaca, no entanto sabe de sua força politica; tem transito em todos os lados, pois não enrola. Se for candidato, detona a ala do candidato de situação;

    Dona Socorro
    Tem muita personalidade e a mesmo diante das adversidades mostra-se corajosa e desafia os familiares do seu falecido esposo. Tem fibra e é digna de admiração.

    Espero ter contribuido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria do Mercado6 de maio de 2012 09:54

      Anônimo, não entendi seu comentário.
      Quando voce discorre um suposto "Grupo Neutro", nas entrelinhas ou melhor, entre parênteses, você coloca Dona socorro como uma pessoa fraca e mau resolvida, pois em sua analise, com um SIMPLES estalar de dedos, ela pula pra outro galho, e ao final do seu tendencioso comentário, descreve uma Dona Socorro ao inverso da descrita anteriormente.
      Existem duas Donas Socorros na política de Pedreiras?????????????????????????????????????????????????????????

      Excluir
    2. A raiva vulgar é como a canina. Sem perceber a causa do seu mal, volta-se contra o instrumento. E a mordaça, embora não tenha culpa, leva o castigo de imediato.
      Não sou o Simplicio

      Excluir
  7. Eita mais esse SIMPLÍCIO NÃO TEM JEITO MESMO.... HUAHUAHAUHAUHAU...

    ZÉ DA PRATA

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.