COM A PALAVRA: PADRE ZÉ GERALDO


Estou aqui no Maranhão! Quase há um ano! Falta pouco! Não sou nenhum arqueólogo e nem um historiador! Sou apenas um contador de história e também estórias!

Aqui em Pedreiras tem algo especial! Logo digo: seu povo, sua gente! É uma aventura que todos gostam de repetir, porque as emoções que a mesma proporciona e as curiosidades que se nos deparam a cada passo, são inesquecíveis, proveitosas e altamente instrutivas.

Fico extasiado com seus artistas, seus poetas, seus compositores, doutores da vida com exímios corações. 

Fico com os retalhos de suas músicas, fazendo uma linda cocha de sua história, cantarolada no alumiar de toda terra e o mar! Na dança do pisa na fulô... 

Mas permita-me pegar minha canoa intuitiva e descer no Mearim de nossas esperanças! E da Pedra grande poder descortinar novos horizontes, ter a Cidade como Terra Nova, perfumada por um Rio de Flores e como Atena bem alta transmitindo vida! 

Ler nos passos os louro arrogo da juventude, na simplicidade que gera harmonia da soma, soma que se multiplica e multiplicação que se partilha! 

Aqui tudo emociona! Principalmente ver um povo sedento de Deus e de transformações sociais. Aqui podemos perceber que o Nordeste é fértil. Aqui tenho visto o azul de seus céus, imensidão de terras parecendo um deserto, mas pontilhado aqui e acolá por algum oásis. Verdadeiro pedacinho de vida na aridez desoladora, suas palmeiras silenciosas e imponentes. Seu Rio Mearim, célula de vida onde vai passando. Seu povo lutador, paciente, muitas vezes incompreendido e não se compreendendo entre si mesmo, mas cheio de brio e brilho. 

O passado de Pedreiras é bem nítido no estilo de vida e Universo Religioso do Povo, ele impulsiona para lutarmos por um futuro melhor. 

Por isso tudo é prosa, é canto e seu cantar é mais bonito! Terra de tantos joãos! Pássaros que cantam e encantam na música, nos benditos e na poesia! Lindas Pedras Verdes não inanimadas, mas comunicando a mensagem de um tempo novo iluminando nossos passos! 

Aqui tudo pode, ou melhor só uma coisa não pode: ser detentor do poder, pois o imaginário do nosso povo é mais poderoso, até porque pedreiras tem o que cidade nehuma tem: prainha que só tem nas capitais, Goiabal, Rua da Estrela que brilha, no grande alicerce de Novas Pedreiras,protegida por São Benedito, ornada por um grande Parque das palmeiras , e na imponência da Praça dos Jardins, culminando com a Trindade! 

Com essa pequena reflexão, uno-me ao padre Valdenício Antônio e queremos ardentemente termos a felicidade de como padres desta cidade ajudá-los a aliar a história do passado, com as realidades do presente e as predições do futuro, despertando sabor as suas vidas!
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.