O REI ESTÁ MORTO



Por: Joaquim Filho

Se fosse para anunciar a triste notícia de morte em um reinado, o mensageiro sairia pelas ruas da cidade e diria em voz alta, aos súditos: “O rei está morto.” O poeta Carlos Drummond de Andrade se utilizaria da metáfora e diria: “E agora, José? Getúlio Vargas momentos antes de cometer suicídio, escreveu a seguinte frase: “Saiu da vida para entrar na história.”

E o que terá dito o rei antes de entrar para a eternidade? Para o seu filho amado, quando foi buscar tratamento para sua enfermidade, em voz baixa, proferiu as suas últimas palavras: “Meu filho, eu vou, mas sei que não volto.” Vê que até diante da morte o rei foi paciente, estrategista e sábio: viajou para nunca mais voltar.

E, não podendo mais vir, enviou seu corpo para que no castelo a família, os parentes, os amigos, os súditos e todo o reinado pudessem prestar as últimas homenagens àquele que por mais de seis décadas reinou com empreendedorismo, sabedoria, erros e acertos, enfim.

Quando seu corpo chegou, um profundo silêncio invadiu os arredores do castelo e, anjos que o acompanharam, ficaram em vigília, ouvindo a conversa dos vivos que durante o dia e toda a noite ficaram em sentinela. As histórias foram muitas, pois quem reina tanto tempo assim, com certeza deve ter deixado muita história para ser escrita e contada. Sim, houve aqueles que também ousaram e falaram dos defeitos, pois, não há rei que não tenha cometido seus erros, para com os súditos.

O espírito já havia viajado, mas como é costume da côrte que se cumpra todo um ritual em torno da matéria, então, o corpo do rei desfilou em carro aberto pelas ruas da cidade onde uma multidão de pessoas o acompanhava e outra o saudava das portas e das janelas das casas.

Levado para o Templo que fora superlotado pela multidão, o Sacerdote realizou celebração e, na homilia falou da vida e da morte, que Deus não é indiferente nem à vida e nem à morte. Disse ainda que ninguém julgasse o rei, pois só Deus sabia do seu coração e da sua fé.

Conhecedor das virtudes do rei, o Sacerdote fez questão de elencar algumas delas para a multidão que orava, cantava e fazia preces a Deus pela alma do rei que partira.

Fim da celebração, recomendação do corpo e, mais uma vez, lá se vai o corpo do rei pelas ruas da cidade, em carro aberto, seguido pela multidão, para o seu sepultamento no campo santo, em um local mais alto da cidade.

“Aprendi muito com o rei. Sempre o respeitei, honrei e amei até o último dia de sua vida.” Com essas palavras, a rainha se despede do rei.

Tudo está consumado. O rei está morto.

32 comentários:

  1. Homem de negócios, empresário,humano cheio de erros e acertos e acredito eu que mais acertos q erros.Rei? Joaquim qual teu país de origem mesmo?Agora vc poetizou legal .

    ResponderExcluir
  2. Joaquim,

    Com essa você esclareceu defititivamente qual o teu papel no reino: tu é mesmo um perfeito bobo da corte, aliás BABÃO DA CORTE.

    ResponderExcluir
  3. Que os chocolates morram de inveja de você, sabe por que? Porque você tem TALENTO, PRESTÍGIO e vale mais que OURO BRANCO. Brilha mais que DIAMANTE NEGRO e merece receber uma SERENATA DE AMOR e viver um LINDO SONHO DE VALSA. Uma Feliz Páscoa para você e família, Joaquim Filho. Beijoca.

    Professora Keyla

    ResponderExcluir
  4. Menos, Joaquim, menos....

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao anônimo 2. Joaquim sempre foi um bobo e ridículo poeta, agora tornou-se um puxa saco sem freio com textos pra lá de apelativos. E o pior, tendenciosamente ele defende e elogia a dupla Raimundo Louro e Totonho Chicote. Acho que Joaquim Filho pensa que todo mundo tem medo dessa escrita chula que só aos tolos convence.

    Eu só espero que ele consiga raciocinar em cima de outro argumento que não seja o mais comum nesse blog dos que se defendem: anônimo, anônimo, Anônimo... Acredito que ele pensa que expondo seu celular aqui tem um crédito a mais que qualquer outro. sem contar que agora passou a vender espaço comercial no blog. Se toca Joaquim, descostruir um idiota é tão fácil.

    ResponderExcluir
  6. Joaquim meu filho, escreva coisas úteis e informativas, mais inteligentes, bajular assim por muito tempo é ridículo. Sei que você pode mais. Tantas coisas interessantes foram feitas neste blog, todos já perceberam que está desviando o foco dos assuntos. Não perda sua credibilidade garoto. aproveite este espaço que foi concedido a você que tirou você das garras do ostracismo, agora todo mundo está tendo oportunidade de reconhecer seu trabalho. Esse tipo de texto que não diz nada com coisa nenhuma, só serve para baterem em você. Outra coisa, larga de ser besta, pois todos sabem que é você que fica escrevendo coisas anônimas, até de seus próprios colegas.

    assina: P.

    ResponderExcluir
  7. EU MESMO JA DEIXEI DE ACOMPANHAR O BLOG PEDRAS VERDES POR ESSAS E OUTRAS....O BLOG PERDEU TOTALMENTE O RUMO DO INICIO....NO COMEÇO ERA BOM DEMAIS...TODO MUNDO QUERENDO SABER QUEM ÉO TAL DO MISTER HELL....AS NOTICIAS SOBRE A POLITICA DE PEDREIRAS PIPOCANDO A TODO MOMENTO...HOJE EM DIA O BLOG PARECE QUE VIROU UM GANHA PAO PROS DONOS....CHEIO DE LINKS DE MARKETING....SEM ASSUNTOS RELEVANTES....EM FIM,O BLOG PERDEU SEU CHARME...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor me diga qual o rumo do início, seu nem eu mesmo sei. O blog não nasceu de um projeto, quer seja pessoal ou coletivo. O Blog simplesmente surgiu e de lá para cá vem se moldando. Talvez tenha surgido da necessidade de comunicação das pessoas, liberdade de expressão,também para desabafar, mostrar nossa comunidade, nossos problemas e discuti-los, homenagear, dar espaço a outras cidadãos se expressarem, nos mostrar para o mundo etc...

      Quem é o Mr. Heel? quem? para mim ainda permanece o segredo, detalhe: mais secreto ainda rsrsrs

      Ganha pão: revendo aqui meu balanço de caixa, garanto que dinheiro aqui só saiu... pode ter certeza, que o propósito deste blog nunca foi ganhar dinheiro, porém, hoje sim, já falamos em projeto PEDRAS VERDES, e para tanto, necessitamos obrigatoriamente de recursos.

      Os links aqui exibidos até agora não foram cobrados nada. São todos de parcerias: "SOZINHO, NINGUÉM VIVE UMA ESPERANÇA" ei um de nossos lemas.

      Mês passado foram 24.765 acessos, em uma média diária de 825. Se quiséssemos recursos garanto que o GOOGLE pagaria, basta apenas um simples cadastro no sistema de ADSENSE.

      Será que o BLOG PERDEU O CHARME? JÁ QUE ESTAMOS EM PLENO CRESCIMENTO?
      TRABALHE BLOGUEIRO, GARANTO QUE VOCÊ SERÁ O MELHOR. APENAS TRABALHE.

      Excluir
    2. Agora é dessa forma...ninguem pode falar mais nada que o povo fica com uma frescura de IP pra la..IP pra ca.....

      afff..nao to falando que o blog tomou um rumo totalmente diferente...mais em fim...quem sou sou eu pra questionar alguma coisa...

      Eu mesmo fazia muita propaganda do BLOG...mais vejo que nao é mais necessario...24.765 acessos no mes...vcs nao precisam mais da ajuda de ninguem nao neh....CONTINUEM COM O SUCESSO....

      Abraço de um ex-leitor do BLOG PV.

      Excluir
  8. Muito boa a resposta Mr. Heel, o que está acontecendo é que o blog surgiu de uma pessoa que não é do meio político, do meio acadêmico, do meio da elite nojenta dessa cidade, não nasceu comprometido com a burguesia, não tem medo de mostrar a cara. A única coisa que o blog errou foi o joaquim filho ter mostrado a cara, coisa que quebrou o encanto. Mas se tratando de joaquim filho, ele tem bala na caneta, pode ter os defeitos dele, mas sabe escrever. O que está acontecendo é que os próprios blogueiros, amigos de vocês é quem entra aqui e detona o blog pedras verdes. Pode ter certeza disso, nós temos aqui as provas, se quiser eu enviu para você.
    Você pode ver que esses anônimos aí, em cima, é um só. E veja que ela fala de uma precisão a respeito do joaquim filho, que é impressionante. Isso prova que esse anônimo é do circulo de "amizade" dele (joaquim) ou sua. Quem é que sabe que o blg agora vai fazer um projeto e abrir espaço para publicidade? Ora, senhores, alguém que é do meio, que concorre com você, Mr. Heel. Pense! Pensou?
    Agora uma coisa está me intrigando: como uma só pessoa entra várias vezes no blog, tentar denegrir a imagem de vocês e, vocês (Mr. Heel e joaquim) ainda postam as ofensas? Seria mazoquismo ou passar a ideia de que o blog é imparcial e democrático? A ÚLTIMA CRÍTICA DE UM ANÔNIMO QUE ESCREVEU EM LETRAS MAIORES, EU TAMBÉM SEI, QUER O IP? ESSE ÚLTIMO ESTÁ COM INVEJA DE VOCÊS PORQUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO MUITO SUCESSO. NÃO LIGA NÃO MR. HEEL, FAÇA COMO O JOAQUIM, NÃO DÊ RESPOSTA.

    Gênesis do Blog.

    ResponderExcluir
  9. So o fato de ter uma pessoa que se mostre,como éo caso do joaquim filho nao altera o rumo do BLOG???desculpe...mais na minha opiniao muda...como é que antes o blog tinha otimas materias sem precisar aparecer ninguem???

    em fim...deixa pra la...eu nao ganho nada com isso mesmo!!

    ResponderExcluir
  10. Mr. Heel, sentindo cheiro de inveja de longe, esse cagão ir procurar o que fazer ......... MELHOR BLOG DE PEDREIRAS E TRIZIDELA DO VALE, E PRONTO!
    UHHHUUHHHU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito é bom e todo mundo gosta blz champz???

      nunca me referi a ninguem como Cagao...mais isso reflete a sua educação no mundo real...vc apenas ta repetindo a educação que nao tem tbm na virtual

      Excluir
  11. A prova de que o anônimo é o mesmo de sempre é que ele já fica esperando "isca" resposta, quando tão logo vem, ele já posta outra. Mr. Heel esse anônimo vai se matar de inveja, compra uma corda pra ele se enforca. vai fazer igual o traidor que traiu Jesus e em seguida se matou.

    Gênesis do Blog

    ResponderExcluir
  12. ANALISTA

    A verdade é que na cidade de Pedreiras, Trizidela do Vale e Região, não se fala em outra coisa: BLOG PEDRAS VERDES. Então, como tudo que está na mídia está sujeito a críticas, não o blog, mas as pessoas que o fazem estão sujeito a levarem porrada, que é o que está acontecendo com vocês do blog. O grande erro que você está cometendo, Mr. Heel é está respondendo pessoas que você não sabe nem quem é, apenas deduz. Faça como o joaquim filho, pois assim o blog não perde a qualidade.

    Primeira Via

    ResponderExcluir
  13. Mr. Heel vc é inteligent e é por isso q seu blog faz tanto sucesso,agora dizer q o nome do Joaquim divulgado não o promove,nem tira o foco do anonimato do blog,ah isso não.Gosto muito do Joaquim como poeta,agora ele é ,e todos sabem muito esibicionista; é só observar no final d cada matéria q o seu currículo está lá.Eu na minha humilde condição de leitora diaria ,te dou um conselho continue com as matéria no anonimato, sendo ele ou não o escritor.Ah já ia esquecendo,assim como os comentários são analisados antes de expostos,por que não analisar as matérias do J.tem umas que nada a ver.A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS.(Márcia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era exatamente o que eu queria dizer sem precisar criar polemicas...o bom do blog era as materias no anonimato...sem ninguem saber...isso que eu falo que era o charme do blog....

      a Marcia ai em cima falou exatamente o que eu penso...deveria ser como antes...ANONIMATO TOTAL...ESSE ERA O BOM DO BLOG

      Excluir
  14. o mister heel tem tem essencia de coletividade, já o joaquim tem essencia de umbicabilidade. isso é muiiiiito perceptivel.

    digamos o que é obvio mister heel, esse personalismo do moço que colabora com você neste blog, mata qualquer veículo de comunicação.

    ah! sim, voltando a questão da pseudo crôncia,sobre o Sr. Valdeci, realmente o rapaz que escreveu , perdeu a noção do ridículo... rei é demais, até a família, e mesmo o próprio homenageado, se consciente fora ainda do que está escrito neste blog, recomendaria ao rapaz que qualificasse seus elogios demagogos, superficiais e aproveitadores.
    Pelos parece que a grande maioria dos leitores deste blog conhece o perfil ''nota de três reais" do poeta?! e de imediato assimila suas intenções reais ao escrever suas tiradas.
    justiça seja feita, o blog todo acaba pagando por uma coisa que é inerente apenas a personalidade de pleno ego cronista?!, isso jamais, nunca, nunca mesmo lhe será mudado, pois é inerente ao seu ser, é essência ao seu modo de agir e de respirar, nem um passo seu é dado sem que respire seu ego obscuro em detrimento de tantos quantos atravessarem o seu caminho.
    pobre do mister hell, que tem aguentar até os ultimos dias deste blog, um colaborador que pediu carona e mais atrapalha do que ajuda nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  15. õ mr. heul, manda esses caras, ou esse cara, já que é só um que entra e enche o saco, ir pescar. O blog tá maça foi só eu aparecer que minha população subiu lá pra cima.

    Biel

    ResponderExcluir
  16. o que eu vejo aqui em pedreiras é muita inveja. aqui as pessoas não pode ver alguém fazer sucesso que já detona, cria fato, inventa. o que neguim se preocupa com a vida aleia aqui num é brincadeira, falam de raimundo, totonho, simplicio, marcilio, lenoilson, lima, damião, paul guete, elcinho. gente vamu parar com essas coisas, assim ninguen cresse na vida.
    é só porque o blog tá fazendo sucesso é gente futricando, meu Deus que coiza feia.

    Alternativa

    ResponderExcluir
  17. Mr. Heel amigo freia um pouquinho o Joaquim,pois só por causa desse cara todo tá detonando.E tem mais nas matérias do Joaquim tem sempre mais critica do q elogios,e essa de q é só uma pessoa q comenta não é verdade,pois já vi muita gente falando das materias dele.

    ResponderExcluir
  18. É Mr. Heel tenho certeza q depois de tanta polemica e comentários vc vai parar e analizar o q é melhor para o seu blog.Cuidado pra ninguem tá pegando carona de graça ;confio no talento e na boa intensão do Joaquim,mais q esse cara se acha a ultima coca-cola no deserto,ah isso sim ele se acha.Não perca a linha em q seu blog estava seguindo,estava dando e vai continuar dando certo.

    ResponderExcluir
  19. Eita que essa bajulação do Joaquim deu o que falar.Mais tambem convenhamos REI é demais.O povo tem razão sim de detonar,não com o blog mais com uma pessoa que não mede esforço para puxar saco.Mais como não há mal que não traga o bem da-lhe uns vinte e poucos comentários e muito acessos.(OS DOIS LADOS DA MOEDA)De qualquer forma valeu Joaquim.

    ResponderExcluir
  20. Mr. Heel tu tá é numa cama sem lençol, se o cara naum se tocar fica dificil pra vc segurar ele,naum achas?

    ResponderExcluir
  21. De tanto ouvir meus colegas falarem desta matéria e da polemica envolta dela resolvi ler e comentar tambem-FALA SERIO JOAQUIM TU ATÉ QUE TEM UNS TEXTO LEGAIS,MAIS ESSE É PRA ACABAR COM O PRESTIGIO DE QUALQUER ESCRITOR;CARO AMIGO VOCE NÃO PRECISA DISSO."FICA A DICA".

    ResponderExcluir
  22. Uma simples crônica onde o autor usou de metáfora, não citou nome de ninguém. Não sou amigo do joaquim e nem tão pouco tenho aproximação com ele. Algumas coisas que falaram aqui eu concordo. Mas estão esquecendo uma coisa: no seu texto ele usou da figura de linguagem, de metáfora, onde o Rei, o filho do Rei, os súditos, o castelo, a Rainha é tudo ficção para fazer alusão a um acontecimento recente e real na cidade. Estão fazendo tempestade num copo de água. Existem diferenças entre um texto jornalístico e um texto literário (ficção). Rei da cocada-preta eu concordo, às vezes ele se acha (mas já mudou muito). Agora, gente, vamos tirar o chapéu pra ele que o cara sabe escrever. E quem disser que o blog não ganhou quando ele deu a cara a tapa, está com dor de cotovelo.

    Emanuel

    ResponderExcluir
  23. Joaquim Filho,Irmão de Letras, pensa bem, leia o comentário abaixo e depois eu analiso para você:

    "Parabéns ao anônimo 2. Joaquim sempre foi um bobo e ridículo poeta, agora tornou-se um puxa saco sem freio com textos pra lá de apelativos. E o pior, tendenciosamente ele defende e elogia a dupla Raimundo Louro e Totonho Chicote. Acho que Joaquim Filho pensa que todo mundo tem medo dessa escrita chula que só aos tolos convence.

    Eu só espero que ele consiga raciocinar em cima de outro argumento que não seja o mais comum nesse blog dos que se defendem: anônimo, anônimo, Anônimo... Acredito que ele pensa que expondo seu celular aqui tem um crédito a mais que qualquer outro. sem contar que agora passou a vender espaço comercial no blog. Se toca Joaquim, descostruir um idiota é tão fácil."

    ANALISANDO:
    Sei que você não é tolo. Você não acha que a pessoa que fez esse comentário, é claro e evidente, que seja gente do teu meio, que convive contgo? Está claro que esse comentário veio de alguém que te abraça e te chama de amigo. A prova disso é que essa pessoa sabe muito sobre você. Quem não convive com a gente, não sabe tanto assim. Amigo, é por isso que eu estou distante, só vendo o circo pegar fogo. Sei que você também já se tocou e já se afastou de um bando de traira que tem nessa cidade. Segunda-feira, bem cedo, essa pessoa vai passar por você e vai te saudar como se fosse teu amigo e como se fosse uma pessoa confiável. Pensa, Pensa Pensa....

    APL

    ResponderExcluir
  24. As vezes eu não entendo o que esses poeta escreve, ele uzam uma linguage muito cheia de arrodeio. não sei quem é esse rei aqui na história. mas dos cara que tão falando mal aqui no blog eu vi todos eles no enterro do seu valdeci, se é que o rei é o valdeci, sei lá.

    Flores do bem

    ResponderExcluir
  25. Informante

    Enquanto voces tão aqui se matando e preocupado com a vida do joaquim filho, ele tá agora lá no bar do poliarte com poul guete, feliz com o ibope do blog, sorrindo e peidando pro comentários de vocês. Bem feito pra voces seus eguas...

    SÓ VENDO SKIN

    ResponderExcluir
  26. Eita textozinho que tá falado na cidade. Eu só queria saber quem é esse rei? explica joaquim filho se não esse povo vai te levar pra fogueira da inquizição.

    Joana D'ark

    ResponderExcluir
  27. VERSOS EM SÁTIRA SOBRE O BANHEIRO DO KITARO

    No KITARO, vendo o banheiro
    É que constato minha gente
    Que mais parece um “chiqueiro”
    Digo isso infelizmente.

    De mijo o piso é vermelho.
    E só pra se ter uma ideia,
    Basta sentar no aparelho
    Pra se pegar gonorreia!

    Pisar descalço nessa sujeira,
    Tragando o fedor que expele,
    É com certeza pegar frieira
    E manchas por toda a pele.

    A catinga que vai para a rua
    Deixa a atmosfera amarga.
    A merda não desce, flutua,
    Porque não funciona a descarga!

    Com bactérias, fungos e refugo,
    A gente fica neurastênico.
    Limpa-se o cu com sabugo
    Por não ter papel higiênico.

    O responsável quase se derrete
    Quando falam em lacrar o chiqueiro.
    Ou então, venda o KITARO
    E construa um bom banheiro.

    Até gosto de lá, mas no fundo,
    Eu já suportei o que pude,
    Mas se persistires imundo
    Irei queixar-me à saúde.

    Esse banheiro é um desacato
    Que causa doença e estrago.
    Pois enquanto existir mato
    No banheiro do “KITARO” eu não cago!

    FONTE: BLOG DO PAUL GETTY (CONFIRA)

    ResponderExcluir
  28. A Paróquia de São Benedito, nas pessoas desses dois padres, convida a todos os irmãos e irmãs para participarem da Procissão do Nosso Senhor Jesus Ressuscitado. Precisamos nos desarmar do ódio e da inveja, queridos irmãos. A Páscoa continua no coração de todos. Um abraço a todos os nossos paroquianos e nossos queiridos irmãos evangélicos.

    Conselho Paroquial

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.