BOTE FÉ: CRUZ PEREGRINA E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA TRAZEM GRAÇAS A PEDREIRAS E TRIZIDELA DO VALE

Criada pelo Papa João Paulo II em 1985, a Jornada Mundial da Juventude reúne milhões de pessoas, principalmente jovens, em uma caminha mundial pela fé. Neste domingo, 08 de abril, Pedreiras e Trizidela do Vale receberam a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, juntamente com caravanas de toda Diocese de Bacabal. As relíquias foram acolhidas na Matriz de São Benedito aonde foram levadas em procissão até ao Clube Estação Cidade para celebração de grande missa. Logo após o culto, continuou a programação festiva, com apresentação com grupos católicos, entre estes, a Banda Católica Oz Piradinhos. Encerrando-se as atividades no Clube, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram levados para a Igreja de Nossa Senhora das Graças, permanecendo em vigília até a saída às 6 horas da manhã em direção à cidade de Grajaú.

Saiba mais Sobre a Jornada Mundial da Juventude

Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua antepenúltima edição, na Alemanha em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:

Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. 

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

O Papa Bento XVI, continuando o legado de seu predecessor, falou na cerimônia de entrega da Cruz e do Ícone da JMJ de um grupo de jovens alemães para uma delegação de jovens australianos no Domingo de Ramos de 2006. Então enfatizou porque o Ícone de Maria pertence à peregrinação da Cruz da JMJ.

Milhões de jovens nos últimos 20 anos participaram das Jornadas Mundiais da Juventude. Centenas de milhares mais participaram da graça do evento pelo seu encontro com a Cruz e o Ícone da JMJ. Esses símbolos são apresentados ao mundo de forma mais contundente pelos jovens que os levam não por alguns momentos ou horas, mas pelo exemplo de suas vidas cristãs diariamente.

Jornadas Mundiais da Juventude:


Jornada Mundial da Juventude no Brasil (Rio 2013)

No dia 21 de agosto de 2011, ao concluir a Missa de envio no aeródromo de Quatro Ventos em Madrid (Espanha), o Papa Bento XVI anunciou que a seguinte Jornada Mundial da Juventude será na cidade do Rio de Janeiro no Brasil. O anúncio fez saltar de alegria todos os brasileiros presentes assim como muitos dos latino-americanos.

VEJA MAIS: FOTOS NO LINK A BAIXO
 
  
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Eventos como esse mostram a beleza da Igreja Católica, igreja de Cristo que mesmo diante das adversidades segue navegando no mar conturbado desse mundo, guiada pelo apóstolo sucessor de Pedro o Papa, recordo-me agora de uma oração proferida pelo grande São Bento que diz assim: Cruz Sagrada seja minha luz. O dragão não seja o meu guia. Afasta-te de mim satanás.Não me aconselhe coisas vãs. É mau o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo o teu veneno. Amém.

    Viva Jesus Cristo, viva a Igreja Católica!

    ResponderExcluir
  2. Oração de São Bento? Esse São Bento é parente de Elias Bento, anônimo Jeca Tatu. Beleza da Igreja Católica! Que beleza? A de levar milhares, milhões... de pessoas para a idolatria? Guiada pelo apóstolo sucessor de Pedro! Meu Deus, quanta heresia! Você deveria estudar, ler e se aprofundar na verdade. Pegue sua bíblia e vai ler, rapaz. Descubra a verdade, ou então venha para nossa Igreja que o nosso Pastor vai lhe mostrar um Deus Vivo e Verdadeiro. Deixa de escrever besteira nas redes sociais, contaminando os que são imbecis mais do que você. Para com isso, eu te repreendo satanás, em nome de Jesus. Sai da mente desse anônimo que ainda não foi batizado no sangue de Jesus e nem nome tem.

    Aleluias!

    Irmão Anastácio Mendes
    Assembleiano

    ResponderExcluir
  3. Esse tal de Irmão Anastácio é um LOUCO, o pastor quer é seu dinheiro iludido... O que tua igreja faz??? Ah tá como vc disse: venha para minha igreja que meu pastor vai te ensinar...kkk 'ENISINAR O ROUBAR DINHEIRO DOS FIÉIS..." lave sua boca irmão, que se diz irmão, antes de falar da nossa igreja de Cristo... Queima Jeová o corpo desse IRMÃO Anastácio....kkkkkk

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.