POLÍTICA DE PEDREIRAS: MOVIMENTOS DE ANO NOVO



Na festa do aniversário de 50 anos da cidade Lima Campos, houve vários encontros políticos, no entanto esta  imortalizado nas imagem em questão nos fazem pensar nos rumos da política pedreirense. Apesar do encontro entre Marcílio,  Klebinho, Simplício e Dr. Walber ter acontecido em campo neutro, a conversa foi muito boa e amistosa. Muito se falou nas possíveis caminhos que as eleições vão tomar em 2012, além de discorrerem sobre alguns projetos e necessidades da população.



O Deputado Federal Simplício Araújo parece ter colocado gasolina na fogueira política de Pedreiras e Trizidela do Vale nos últimos dias, pois são diversos os movimentos efetuados pelos grupos políticos e lideranças da cidade, o que tem aumentado consideravelmente a boataria de plantão.

Pelos movimentos observados podemos ter mudanças nas composições dos grupos que se alinham para a disputa rumo à prefeitura em 2013. Fusões, rachas e realinhamentos estão previstos pelos analistas políticos de plantão.

Nos últimos dias, tivemos pra surpresa nossa, uma declaração do Vereador Klebinho Branco, que já condena a forma de escolha do candidato no grupo do prefeito, parece que ele começou a ver que a presença de Lima numa Secretaria tão importante como a de Saúde tem dado ao pré candidato preferencial do grupo do prefeito mais vantagem ainda.

Ainda falando de Klebinho, o blog teve acesso a informações sobre uma visita do Deputado Estadual Raimundo Louro ao vereador nos últimos dias, o Deputado chegou de surpresa e a conversa durou várias horas. Klebinho tem ouvido atentamente a todos e deve ter uma conversa importante com Lenoílson nos próximos dias.

Raimundo tem se mostrado meio inquieto, mesmo dizendo que não é candidato, ainda há muita gente que desconfia de sua posição na eleição deste ano. Há quem diga que o deputado está apenas semeando discórdia e tentando desequilibrar o Lenoílson para conseguir rachar o mesmo. Ele diz que apenas quer estar ao lado do futuro prefeito de Pedreiras como Deputado; no entanto a classe política vê com cuidado e monitora cada passo do parlamentar. Raimundo Astucioso com é talvez esteja a procura de um candidato o qual possa manter sob sua tutela e garantir acesso direto ao governo.

Totonho Chicote é mesmo um homem de fé, pois está jogando forte no sentido de compor com o grupo de Lenoilson, deve estar confiando em algum trufo na manga. Sabe-se que a conversa de Totonho com o grupo do Lenoílson está cada vez mais forte, já se comenta até a possibilidade Totonho ser o candidato do Grupo ou mesmo vice do Lima.

A terceira via, ganhou mais projeção nos últimos dias com a posse do Deputado Simplício, também com seu posicionamento frente as noticias sobre recebimento de ajuda de custo da câmara e com as constantes aparições do Deputado na mídia regional e estadual, até a pré candidata Kariadine Maia, de Trizidela do Vale surfou na onda do Deputado e já é visível a melhora do seu desempenho.

O Deputado Federal diz ter muita cartas,  em janeiro a terceira via em Pedreiras realizará um encontro das forças de oposição do Estado do Maranhão, tendo confirmado presença ao evento o Presidente do PC do B Flávio Dino, o Dr.Igor Lago, Filho do saudoso Jackson Lago, o Deputado Roberto Rocha, Deputado Domingos Dutra, Deputado Ribamar Alves, Deputado Rubens Junior, Deputado Marcelo Tavares, Deputada Gardênia Castelo, Deputado Carlos Brandão, Pastor Porto, Deputado Waldir Maranhão, Tadeu Palácio, Deputado Edvaldo Holanda Junior, Haroldo Sabóia e outros. Dessa forma o Deputado vai se mantendo na mídia ao lado de Marcílio Ximenes - Espero que não passem por cima da ponte ao mesmo tempo.

Simplício também parece esperar um racha no grupo de Lenoílson, tendo excelente aproximação com Klebinho o Deputado buscou agora ouvir e se aproximar de Walber, pois a engenharia do Prefeito precisa ser bem feita, senão pode perder importantes nomes e a terceira via está buscando habilitar o ombro amigo para um eventual rompimento.

Por sua vez, Lenoílson continua postergando a definição do nome de seu grupo, o que enfraquece mais ainda todos os seus pré candidatos, afinal todos apostam que ele estará fora do processo ou não participará de forma mais ativa, no entanto todos estão aguardando sua definição com relação ao nome que será de sua confiança e simpatia para ser o seu sucessor. Fala-se muito que caso Lenoílson não emplaque algum candidato pra chamar de seu, deixaria o postulante seguir com a barca da prefeitura, mas retiraria os motores.

As apostas estão correndo de todos os lados, há quem aponte uma disputa entre no máximo três nomes, podendo mesmo ocorrer apenas duas candidaturas. Alguns já dão Totonho como carta fora do baralho, outros acreditam na possibilidade dele vir a disputar como cabeça no grupo do prefeito.

Alguns acham que Marcílio Ximenes é um ótimo nome para encabeçar a terceira via, outros vêm no Deputado Federal Simplício Araújo a pessoa mais indicada.

Apostam que Lima será ungido pelo prefeito na hora certa, pois segundo dizem, Lenoílson já teria meios para acasalar Walber e Klebinho e mante-los no grupo, outros acham que o melhor candidato do grupo é Walber e existem também os que acreditam que é Klebinho quem tem o melhor perfil.

Todos, no entanto são unanimes em dizer que Raimundo Louro, que não tem entrada nem com o grupo de Lenoílson e nem com a terceira via, perdendo a possibilidade de fazer acordo com Totonho deve se lançar a prefeito no apagar do prazo em junho.

O que é fato e o que é boato é difícil depurar.

Mas, podemos começar a enxergar alguns possíveis cenários de disputas se formando no horizonte.

Os três grupos estão se armando e continuam avançando, agora intitulados Grupo do Prefeito (com Lima, Walber, Kleber e a possível adesão de Totonho Chicote), Grupo de Raimundo Louro (herda uma parte da tentativa de forma o grupão, possivelmente Alan e Paul Getty) Terceira Via (Simplício Araújo, Marcilio Ximenes, Chico do Helio, PSOL, demais partidos de oposição ao governo estadual e eventuais descontentes do grupo do prefeito e do ex-quase-futuro grupão).

Dessa forma, podemos visualizar as seguintes possibilidades de candidaturas e percentuais de acontecer em 2012:

1. Candidato do Prefeito X Raimundo Louro X Terceira Via = 60% de chances de vingar
2. Candidato do Prefeito X Terceira Via = 30% de chances de vingar
3. Candidato do Prefeito X Raimundo Louro = 10% de chances de vingar

Os percentuais foram atribuídos a partir das possibilidades dos grupos em arregimentar mais lideranças ou partidos políticos. É claro que outras opiniões são válidas, o blog está aberto a receber a sua.

E não esqueçam, as primeiras chuvas começaram a cair, muita água ainda deve rolar...

11 comentários:

  1. Marcilio Ximenes se acha importante, pois ele primeiro deveria tentar mais uma vez eleger seu irmao, não pensar em querer ser prefeito de Pedreiras, pois os votos dele é 2,87% dos eleitores.

    ResponderExcluir
  2. Os amigos de Rose do Manelão16 de janeiro de 2012 21:12

    A minha amiga Rosy do Manelão tem mais votos do que o Marcílio, pois ela deveria ser a caditada da 3ª via,é só ela deixar o prefeito e partir para vitória, vamos nessa.

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo Simplicio Araújo como uma grande ameaça , se brincar ele acaba sendo entrevistado no jornal nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu voto no simplicio pq vejo um grande potencial nele !!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  4. Deus me livre da volta do RAIMUNDO, me valha de ver o LIMA ser eleito Laranja com mandato e nos salve de um TOTONHO em cima do dinheiro da prefeitura, siga em frente SIMPLICIO você ta no caminho certo.

    ResponderExcluir
  5. Miguel diz:
    É Marcilio Ximenes, parece que seu nome começou a incomodar! bola pra frente meu amigo e chame rose do manelão para seu lado. to contigo e num abro

    ResponderExcluir
  6. Será que o Dr. vai aderir a terceira via?

    Sabemos que o Lenoílson está queimado, isso é fato e quem está do lado também. Lima já foi buscar até outro companheiro de palanque, totonho Chicote, estão debaixo das asas de Roseana,,, e com todo dinheiro no bolso.. a final, fação as contas, 450.000 x 3 anos e meio... o porquinho tá bem gordinho para a campanha. Milk Silva é mestre mesmo.. não quer passar mas nenhum ano no vermelho.

    tá certo que manda nós ser besta?

    VIA URETRAL.

    ResponderExcluir
  7. É incrivel isso, eu fico me perguntando, o que passa na cabeça dessas pessoas. Realmente a prefeitura é uma super mãe, onde todos querem ser seus filhos, acho que vou entrar nessa também. To cansada das mesmas caras, mesmas propostas e ai? Nada, Absolutamente nada, saí um entra outro e Nossa Amada Pedreiras, continua na mesma. Enquanto o povo nao se concientizar, essas pessoas que estão ai, farão alguma coisa, pq eles sabem que uma dentadura pra um, um saco de cimento pra outro, o pagamento de uma conta de água e de energia resolve. Vamos parar com isso, vamos pensar no amanhã, vamos pensar no hospital que vamos precisar, numa educação melhor para os nossos filhos e etc! Sei que somos melhores que isso, temos o poder de eleger alguém, de colocar no poder, alguém que realemente brigue e lute pelos nosso interesses. Conheço pessoas na nossa cidade, que estão no anônimato que são amadas e queridas, mais que infelizmente nao gostam de politica e por isso nao se envolve, mais eu mesma votei num Deputado por causa dela. Alem dos Projetos de governo que ouviremos, vamos olhar para o carater da pessoa, as ações falam mais que as palavras, palavras nao conseguem expressar sua força, mais as atitudes sim. Já ouviram o ditado: "Digas com quem tu andas, que eu te direi quem tu és." To cansada desses homens que nada fazem, tá na hora de mulheres aparecerem na politica de Pedreiras.

    ResponderExcluir
  8. Os amigos de Rose do Manelão19 de janeiro de 2012 17:57

    Gostamos Mariane. Já que você quer defender a bandeira da mulher no cenário politico pedreirense, precisamos de mulheres de força e liderança ao lado da Rosy do Manelão; proponho uma aliança politica sua e dela.

    ResponderExcluir
  9. Acho que sei de quem a Mariane está falando, aí vai umas dicas.

    É uma mulher envolvida com a Igreja e que inclusive já fez muitas obras sociais,onde distribuia todo sabado sopa, roupas, cestas basicas e presentes para a criançada, ajudou muitas pessoas, além de ser querida no meio evangelico, é também uma mulher inteligente, sem falar q tem o respeito dos crentes. Olhe bem, pois até pra ser candidata a vice-prefeita de um certo sr. que já foi prefeito ela foi, mais recusou. Vamos torcer pra que um dia ela mude de ideia e nao mude de carater.
    OBS: Já fui num evento que ela organiza todo ano.
    Só mais um detalhe...ela é uma gata....kkkkkkkkkkkk!
    e ai Mariane, to certo?

    ResponderExcluir
  10. Bingo Nerildo.
    Mais eu sou mais gata....kkkkk!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.