PELEZINHO E SEU CURRÍCULO INVEJÁVEL



Por: Joaquim Filho 

Com certeza, qualquer pessoa que já se envolveu em campanha política tem uma história para contar. O inusitado fato que ora narro, aconteceu numa das palestras do atual prefeito, Dr. Lenoílson Passos, realizada no Alto da Piçarreira, no Bairro Santa Terezinha, quando o mesmo ainda era candidato, no ano de 2004. Não se trata de conversa que ouvi contar, e sim, de um acontecido verídico, o qual tive o prazer de presenciar. Portanto, caríssimo leitor, sou testemunha ocular, e narrarei agora para você.



Durante toda a campanha de Dr. Lenoílson Passos, o apresentador das palestras e dos comícios fora o competentíssimo locutor da Rádio FM Cidade de Pedreiras, conhecido popularmente de Ribinha da FM. Naquela noite, vários candidatos a vereador estavam escalados para proferirem seus discursos, falar ao povo daquela comunidade, dos seus projetos e dos seus anseios de mudança. Dentre os candidatos, havia um muito especial; pois era representante do setor, e o povo o aguardava com ansiedade, queria ouvi-lo, aplaudi-lo, ovacioná-lo... E, eis que de repente, o mestre de cerimônia anuncia mais um orador. A plebe fica silenciosa. Uma pergunta ecoa no ar: quem será? E finalmente, depois de muito rodeio, Ribinha da FM anuncia à multidão presente: “Senhoras e senhores, agora com vocês, ele, o nosso candidato a vereador, representando esta comunidade, eu tenho o prazer de lhes apresentar, Peleeeeeeeeezinhôôôô!”. 

E o nobre candidato discorreu: “Povo da Piçarreira, o meu singelo e fraternal boa noite! Em primeiro lugar, por ser eu evangélico, quero invocar o nome de meu Deus, agradecer-Lhe por este instante sublime da minha vida, pela Graça dEle, em colocar-me frente a frente com vocês, poder falar-lhes das minhas ideias e de minhas propostas como candidato a vereador. Sou Pelezinho, vocês me conhecem muito bem. Sou Presidente Estudantil de Classe; sou Presidente do Colegiado Escolar; sou Presidente do Grêmio Estudantil; sou Vice-Presidente da Associação dos Estudantes de Pedreiras; sou Coordenador de Esportes do Colégio Olindina Nunes Freire; sou Locutor da Rádio FM João do Vale, do Colégio Olindina; sou Líder do Grupo de Jovens da minha Igreja. Portanto, senhoras e senhores, quero ser seu vereador. 

Quando Pelezinho terminou de dizer ao povo todas as suas funções e manifestou-lhe o desejo de ser vereador, um bêbado abusado ironicamente retrucou ao meu lado e disse: “Rapaz, como é que pode, um sujeito desse é tudo isso, e ainda quer ser vereador?!”.

O tempo passou... Já se foram quase sete anos. O ilustre candidato não foi eleito, mas continua acumulando cargos e funções, e hoje, é dono de um currículo que pouca gente ostenta, na cidade de Pedreiras. Depois da eleição de 2004, Pelezinho já foi promovido a diversos cargos, tais como: Vice-Presidente do Centro de Consciência Negra; Membro do Conselho do FUNDEB; Coordenador de Eventos de Formatura; Treinador da Escolinha de Futebol Valence; Coordenador Geral de Gincanas Estudantis; Treinador do Time Feminino de Futsal de Pedreiras, Delegado Estadual do Esporte; Delegado Municipal do Esporte; Delegado Nacional do Esporte; Diretor de Departamento da Secretaria do Esporte; Diretor da Liga Pedreirense de Futsal; Membro do Comitê Organizador dos JEPs 2011, e inclusive já esteve responsável pelo Almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação do Município de Pedreiras. 

E, quem pensar que o ilustre acumulador de cargos e funções irá parar por aqui, está completamente enganado. Tudo indica (ele merece) que nas eleições de 2012 será mais uma vez candidato, e diz que agora, sim, terá no seu currículo a tão sonhada e desejada função de vereador. 

JOAQUIM FERREIRA FILHO 
Graduado pela Faculdade de Educação São Francisco – FAESF 
Membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras – MA. 
Rua Corinto Nascimento, nº 39 – Goiabal – Pedreiras/MA. 
Telefone: (99) 8110.3668 – e-mail: po.eti.zando@hotmail.com

2 comentários:

  1. infelizmente tem um grande defeito,não sabe ouvir e não gosta de ser contrariado, mesmo quando não está com á razão.Se vc for argumentar com ele suas idéias ele te vira as costas e te deixa falando sozinho.

    ResponderExcluir
  2. Se vc não tiver ironizando o rapaaz seu Joaquim filho,so porque o rapaz é p... o texto tá bom. è como diz na cidade, Deus me livre da língua do jocely, das maldades do Raimundo Louro e da caneta do Joaquim filho.

    Sindicato

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.